ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Artigos

Seu comportamento envenena o próprio poço?

Por Dalmir Sant’Anna* | 12/11/2011 12:30

Depois de alguns seguidos finais de semana apresentando palestras em convenções de vendas, conquistei um final de semana de repouso. Aproveitei para visitar o sítio de um amigo, no litoral de Santa Catarina. Ao chegar, visualizei um poço e o desejo de saborear aquela água foi inevitável. Percebendo meu interesse, meu amigo imediatamente alertou: "Dalmir, lamentavelmente os antigos proprietários do sítio contaminaram a água desse poço". Naquele momento, passei a refletir que, no ambiente profissional, algo semelhante também acontece diariamente. Algumas pessoas conseguem contaminar o poço do local de trabalho com fofocas, intrigas e perjúrios. Trabalham diariamente insatisfeitos com suas atividades e intolerantes a qualquer acontecimento. Será possível reverter essa situação?

Beneficiar-se com algumas mudanças comportamentais - Um estudo britânico, publicado no periódico "Proceedings of the Royal Society" revela que o riso é um importante ingrediente para aliviar dores musculares. Segundo Robin Dunbar, diretor do Instituto de Antropologia da Universidade de Oxford, a liberação de substâncias químicas que invadem o cérebro durante o riso, conhecidas como endorfina, ajudam a transmitir importante mensagem entre os neurônios, atenuando sinais de dor física e o nível de irritação psicológica. Para não contaminar o poço do ambiente de trabalho, busque substituir a intolerância pelo riso. Não estou sugerindo que você seja um profissional contador de piadas, mas tenha a capacidade de quebrar momentos de tensão com algo lúdico, capaz de provocar o riso. Que tal liberar mais endorfina e conquistar maiores resultados, lembrando que além de beneficiar-se com essa mudança, você também estará ajudando as pessoas que estão a sua volta. Que tal criar um excelente clima de trabalho? Vamos tentar?

Como uma metáfora, perceba como está a água do poço da sua empresa. As pessoas que trabalham com você, podem saborear o gostinho de transparência e seriedade? Relevante destacar que algumas profissões rotineiras, costumam ser vistas como aborrecedores e até estressantes, mas um sorriso, acompanhado de um momento de descontração é uma importante estratégia para favorecer a autoestima das pessoas e contribuir com a socialização. Importante mencionar também que, ambientes de trabalhos limpos, iluminados e atraentes podem ajudar a manter o poço de trabalho com uma água saborosa. Evite contaminar a água do poço e procure constituir ações que favoreçam as relações sociais com maior respeito, empatia e compreensão da diversidade humana. Agora é o momento importante para você responder: Será que meu comportamento está envenenando o próprio poço?

(*) Dalmir Sant’Anna é palestrante comportamental, mestrando em Administração de Empresas, autor dos livros "Oportunidades"; "Menos pode ser Mais" e do DVD com o tema "Comprometimento como fator de Diferenciação".

www.dalmir.com.br

Nos siga no Google Notícias