ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Artigos

Sintonização para 2015

Por Benedicto Ismael Camargo Dutra (*) | 12/01/2015 13:41

Muito se fala sobre o futuro do capitalismo, um sistema econômico que foi desenvolvido pelos que apostaram na acumulação da riqueza e poder como a principal finalidade da vida, enquanto de outra parte surgia o socialismo, restringindo a liberdade individual e a garantia da propriedade privada. Dada a nossa transitoriedade, o apego à riqueza e ao materialismo foi um grande erro. O capitalismo traz no bojo essa sintonização e tem de se moldar às mutantes condições dos embates econômicos. Com a correta sintonização, os seres humanos tenderiam a criar um sistema econômico mais solidário, com a devida consideração pela coletividade.

A sociedade foi se adaptando aos ditames do aumento de riqueza e poder. Aparentemente, nesse sentido, está surgindo o novo mercantilismo de parceria entre corporações e Estados. No entanto, como faltam alvos elevados, as dificuldades tendem a aumentar. As crises levarão a humanidade a caminhos adversos enquanto a conduta dos indivíduos não se fizer em conformidade com as leis da vida e ao seu objetivo mais elevado.

Quantas empresas estão transferindo a produção para a Ásia e com ela os empregos, afetando a produtividade, como se fosse um novo tipo de mercantilismo de Estados e corporações? Para que haja paz e progresso é preciso que se estabeleça equilíbrio entre as nações na produção e no comércio de bens. Mas é indispensável também acabar com o apagão mental e falta de discernimento que se alastra entre os povos, atingindo inicialmente os mais atrasados.

O astrônomo Abraham Loeb disse, em entrevista para a imprensa, que teve uma iluminação sobre o surgimento das condições necessárias para a existência humana na Terra, indicando que há muito mais coisas a serem pesquisadas. A intuição ou iluminação, como alguns preferem, dá a direção para que o raciocínio procure a lógica existente nas leis naturais da Criação. Obra do acaso, ou teimosia de não querer aceitar que há muitas coisas que o cérebro frontal, ligado ao tempo-espaço, não consegue compreender sem a ajuda da intuição?

A Terra é patrimônio da humanidade; plano de cultivo da semente espiritual, ela nos é cedida como se fossemos hóspedes, não para nos colocarmos como seus donos. Após o Big Bang, toda uma cadeia de fatores foi urdida. Solo, água, ar, florestas, tudo unido pela vida para possibilitar a existência do ser humano.

São muitas as questões que se agravam num mundo que sempre se ressentiu da falta de líderes sábios e estadistas sérios, competentes e patriotas que cuidassem das contas internas e externas com equilíbrio, tendo como prioridade o aprimoramento da qualidade humana, pautando a conduta em conformidade com as leis da vida e o seu objetivo mais elevado. É essa a principal questão a ser enfrentada.

Estamos adentrando no ano de 2015, sendo que o anterior não acenou com melhorias e arrastou muitos problemas para o futuro; muitos países estão endividados, como os da Europa, que precisam renegociar dívidas no montante de um trilhão de euros e uma severa redução de empregos. O Brasil também segue nessa armadilha. Administradores relapsos comprometem o presente e o futuro.

Quais os objetivos dos indivíduos e da humanidade neste ano que começa agora? A maioria das propostas está centrada nos aspectos econômicos, o que é muito importante, mas é preciso focar no ser humano, no aprimoramento de sua qualidade, na sua saúde e preparo para a vida. Faltam estadistas sérios, competentes e líderes sábios. Falta a correta sintonização. Enfrentamos uma crise geral. As pessoas não titubeiam em causar danos a outros para satisfazer a própria cobiça, deixando de mobilizar todo o seu potencial para compreender o significado da vida e construir beneficamente.

(*) Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, e associado ao Rotary Club de São Paulo. Realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros “ Conversando com o homem sábio”, “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”, “O segredo de Darwin”, e “2012...e depois?”. E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7

Nos siga no Google Notícias