A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017

22/08/2013 09:09

Soberania em xeque! é preciso tomar cuidado!

Por Michael Douglas Ramos Romeiro (*)

Recentemente vimos nos meios de comunicação o escândalo envolvendo os Estados Unidos e a Grã-Bretanha que são acusados de espionarem mais de 100 países e inclusive o Brasil, considerado entres os Estados da América Latina o mais vigiado através dos e-mails e chamadas telefônicas.

As informações foram concedidas pelo norte-americano Edward Snowden, ex-agente e técnico da CIA e consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), o qual revelou detalhes dos programas secretos de vigilância dos americanos e passou a ser considerado um traidor da pátria.

Antes das informações de vigilância terem sidas divulgadas pela imprensa, Edward fora para Hong Kong onde esteve com o jornalista também norte-americano, que mora no Brasil, chamado Glen Greenwald, para que o ajudasse na publicação.

De lá voou para a Rússia, onde ficou na zona de trânsito do aeroporto internacional de Moscou por quarenta dias, pelo fato de seu passaporte ter sido suspenso pelo governo norte-americano, no momento Snowden estaria refugiado na Rússia, de acordo com representantes do aeroporto.

Algumas perguntas que não querem calar: Os Estados Unidos estariam espionando o mundo todo? Seria somente uma pseudo preocupação com ataques terrorista como disse o Presidente Barack Obama? E porque o Brasil seria o mais espionado? É pelo fato do nosso País estar crescendo e ser um Estado emergente com grandes riquezas naturais?

O fato é que diante desta situação de violação de soberania, dos princípios da inviolabilidade do sigilo e entre outros, todos resguardados na constituição brasileira, o governo garantiu que pretende discutir tais violações em organismos internacionais, afirmação feita pelo Ministro das Relações Exteriores Antônio Patriota.

Contudo, é preciso que haja mais rigor por parte do governo brasileiro para saber se houve ajuda das empresas brasileiras para a NSA ou se as estatais e grandes empresas de serviços de telecomunicações dos norte-americanos tais como Apple, Facebook, Google, Microsoft, You Tube, Skype, Yahoo! e Pal Talk, instaladas no país, vem fornecendo informações dos brasileiros.

Na entrevista concedida para o programa de televisão da rede Globo “Fantástico”, o jornalista Glen Greenwald afirmou que os americanos não estão interessados com quem ou o que os brasileiros estariam se comunicando, “mas porque querem saber, se alguém da China está falando com o Irã, por exemplo”e para isso, teria usado como base o Brasil, mas especificamente Brasília, “debaixo do nariz” de todo poder público.

A pedido da Presidente Dilma Rousseff foi criado um grupo de trabalho que visa analisar o caso em questão mais a fundo e apurar se houve por parte das empresas fornecimentos de dados ou alguma ajuda. O grupo é formado por representantes dos setes Ministérios, também pela Policia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações ( ANATEL).

Independente do resultado da investigação é importante registrar que este episódio demonstra a falta de respeito à legislação nacional não podendo os representantes brasileiros ficarem de braços cruzados diante dessa situação. Há visível violação direta à Constituição Brasileira e também aos direitos estabelecidos pela Convenção de Viena que tratam de respeitar a legislação de outros países estabelecidos no art. 27 do tratado.

Snowden recebeu ofertas de asilo politico de alguns países latinos como Venezuela, Nicarágua e Bolívia. O que é absolutamente contraditório, tendo em vista que o ex-agente dos EUA é tido como um defensor da liberdade de expressão e esses países são conhecidos pelo desrespeito à liberdade de expressão em sua própria terra, impedindo que jornalistas possam fazer seus trabalhos ou que escritores não tenham o direito de publicar seus livros. É muito irônico saber que esses governantes tentem passar para o mundo a ideia de serem “O PARAÍSO DA LIBERDADE”, onde todos falam e pensam o que bem entendem.

Diante de toda esta situação, será que não houve outros direitos violados? Ou será que não houve um jogo político? Ou uma mídia mentirosa que deturpa a verdadeira história, colocando o protagonista Snowden como um traidor, jogando toda a culpa de violações a constituição de outros países em cima do mesmo.

Por fim, todos devem seguir o principio básico de convivência mutua, do respeito, do dialogo entre as nações, da liberdade de expressão, sem desrespeitar a dignidade de cada ser humano, sem invadir o espaço do outro ou afrontar a soberania de um país, direitos esses garantidos na Constituição Federal e que devem ser respeitados por qualquer nação seja ela de primeiro mundo ou subdesenvolvida. Fica uma pergunta no ar, ainda ficaremos sendo vigiados? E nossos direitos sendo violados?

(*) Michael Douglas Ramos Romeiro é estudante de Direito e faz estagio no escritório Mascarenhas Barbosa & Advogados Associados.

Sobre o mercado e o governo
O homem primitivo acordava de manhã, saía para coletar frutas, abater animais e pescar peixes, e assim ele se alimentava. Ao fim do dia, cobria-se co...
Logística reversa: pensamento sustentável pelas gerações futuras
Incertezas são o que mais temos, porém ideias norteadoras e essenciais para a construção de um futuro mais sustentável já existem. Não podemos ignora...
Quando, também na escola, se dialoga sobre as religiões
Temos percebido uma crescente preocupação acerca do papel social da escola e da educação que acontece neste espaçotempo. Numa perspectiva de sociedad...
19 anos de Código de Trânsito Brasileiro
No dia 22/01/17, o atual Código de Trânsito Brasileiro completa 19 anos de vigência. Após 31 Leis que o alteraram, com o complemento de 655 Resoluçõe...



Seu artigo esta muito bom, condiz com o que esta sendo falado na mídia e na Constituição. Parabéns você será um ótimo profissional.
 
Lisiane alves em 12/09/2013 15:59:51
Excelente esse artigo...!!
 
Bárbara Muller em 31/08/2013 17:24:06
Está de Parabéns, muito bom sei artigo.
 
Salomé Albuquerque em 22/08/2013 19:58:42
Muito bom o artigo, excelente.
 
walker Alexandre Alfonso em 22/08/2013 13:49:48
Excelente matéria! Parabéns aos responsável.
 
Marcos Pereira em 22/08/2013 13:44:33
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions