A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

10/01/2012 13:30

Tchutchucas e Tigrões

Por Percival Puggina*

Alguém teve a feliz ideia de me mandar uma seleção de músicas populares brasileiras que, através dos tempos, exaltam a mulher. Nos anos 40, cantava-se que "a deusa da minha rua tem olhos onde a lua costuma se embriagar". Nos anos 50, "o teu balançado é mais que um poema; é a coisa mais linda que já vi passar". Nos anos 60, "nem mesmo o céu nem as estrelas, nem mesmo o mar e o infinito não é maior que meu amor, nem mais bonito". Hoje, a coisa está assim: "Tchutchuca vem aqui com teu tigrão. Vou te jogar na cama e te dar muita pressão". Ou, então: "Pocotó, pocotó, pocotó, minha eguinha pocotó". Ou ainda: "Hoje é festa lá no meu apê. Pode aparecer, vai rolar bunda lelê". E, para arrematar: "Eu sou o lobo mau, au au". "E o que você vai fazer? Vou te comer, vou te comer, vou te comer".

Veja Mais
A Odisseia da Chape
Comunicação da qualidade dos alimentos

Sei que tem gente adorando. Sei que existem pedagogos deslumbrados com esses exercícios poéticos e libertários através dos quais se está realizando, com prodigalidade, o sonho de uma sociedade de cabeça fraca, destituída de juízo moral, bom gosto e senso crítico, pronta para ser levada pelo nariz para onde bem entenderem seus condutores. Não me perguntem como foi que nos tornamos assim. Minha resposta vai magoar muita gente porque isso não se instalou por geração espontânea. Isso foi espargido estrategicamente, por gente adulta, dedicada a destruir os valores de uma civilização, contando com a colaboração de pais omissos, professores instrumentalizados e religiosos mais interessados em ideologias do que na salvação das almas. O agente laranja que jogaram em cima da sociedade reduziu-a a galhos secos onde não se reconhecem os frutos da boa semente nem a existência de vida inteligente.

Que queiram fazer isso conosco é fácil entender. Os agentes do mal são astutos e insidiosos. Mas que nos deixemos levar para as profundezas da baixaria e do mau gosto, é incompreensível. Que os rapazes das danceterias se deliciem com as sugestões lascivas das letras e com a coisificação da mulher, reduzida à condição de instrumento de prazer, até se pode explicar, num contexto de libertinagem. Mas que as mulheres não se sintam ultrajadas e entrem na pista com prontidão e requebros de vaca para touro, isso fica alguns anos à frente da minha capacidade de compreensão.

"E daí?", talvez esteja se perguntando o leitor. Daí, meu caro, que o mau gosto e o deboche arruínam a dignidade da pessoa humana, afetam seu juízo moral, reduzem o discernimento e a capacidade de compreender a realidade. A superficialidade passa a presidir as ações e as relações sociais e a mente torna-se um disco rígido que vai reduzindo sua capacidade à proporção da minguada utilização que lhe é dada. Eis por que todos correm atrás de um diploma, mas poucos se preocupam em fazer jus a ele através do estudo. Queiramos ou não, a cultura tem um papel determinante nos padrões da vida social e a dedicação ao estudo cumpre função importante no progresso individual e social. O que havia de melhor na nossa cultura e no nosso ensino foi morrendo de velhice e de tristeza. Ou não?

As Tchutchucas e as eguinhas pocotós agasalharão entre seus quadris as futuras gerações de brasileiros. E não é difícil prever o que vem por aí, não é mesmo, Tigrão?

(*) Percival Puggina (67) é arquiteto, empresário e escritor

A Odisseia da Chape
Não tenho dúvidas de que o esporte funciona como uma metáfora da vida. As mazelas e dramas humanos estão presentes em todas as etapas da trajetória d...
Comunicação da qualidade dos alimentos
É importante que as notícias do agro cheguem de maneira correta aos moradores dos grandes centros urbanos. A maioria destes consumidores de alimentos...
Ponte com o futuro
O agronegócio brasileiro é carta importante no jogo geopolítico mundial. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agri...
Tendências e atitudes
Professores e economistas como Simão Davi Silber, Ricardo Amorim, Zeina Latif, entre outros sinalizam melhoras na economia para os próximos anos. Enq...



Pior é que votei no Lula, duas vezes, ahh! se arrependimento matasse!!!
 
Luciano Rufino em 10/01/2012 10:36:02
Tenho 35 anos. até os meus 20 anos sinto que até que tudo estava indo por um caminho correto. De repente tudo mudou do avesso. É isso que da votá no Lula, agora vai ser difícil consertar. Trabalho em uma escola municipal e vejo isso todo dia, chega a da nojo, não quero ser preconceituoso, mas não tem jeito de não ser, as vezes tenho impressão de que os professores são coniventes.
 
Luciano Rufino em 10/01/2012 10:34:37
Infelizmente...aumenta a cada dia a quantidade de jovens envolvidos com esses sons de baixarias e letras nojentas.
O barulho dessa "músicas lixos", não ficam restritas dentro das casas noturnas - há engraçadinhos que "acham necessário" levar o som em alto volume para as ruas da cidade, pertubando a paz e o sono das pessoas.
 
Joanne Pereira em 10/01/2012 06:58:55
é triste mas é verdade, há casos em que a gente evita contato com essas pessoas parece até discriminação, mas os vocabularios usados chega a doer, e muitos casos são inseridos em novelas e filmes sujeitos falando coisas girias e erros absurdos e ainda o publico acha bonitinho e a coisa vai de mau a pior...
 
luis marcos s araujo em 10/01/2012 06:33:07
Só quero ver os valores e o exemplo que essa mulherada atoa vai passar às suas filhas depois de alguns anos.
 
Leticia Mello em 10/01/2012 04:48:35
Bem colocado Percival, tenho 22 anos, e venho vendo desde minha adolescência a juventude denegrindo-se com pensamentos e atitudes cada vez mais vazios, segue minha colocação sem preconceito, apenas o que vi e ouvi c/ o passar dos anos: Dos adolescentes da minha convivência que ouviam esse tipo música 80% não obtiveram sucesso na vida adulta. Pq eram vazios e sem perspectiva de futuro.(só curtiram)
 
Carla Lopes em 10/01/2012 02:59:00
E, juntando-se ¨Os bem nascidos e mal criados¨, não sobra nada.
 
Marice Chencarek em 10/01/2012 02:23:51
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions