A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017

23/06/2016 10:38

Todos fazemos política

Por Felipe Orro (*)

O momento é propício para que todos pensemos em política como algo presente em nossas vidas. Política não é somente as ações de nossos representantes nas várias esferas de poder. Política, do grego politikos, diz respeito à arte (ou ciência) da vivência em grupos ou estado. Então, política é a arte da convivência.

Veja Mais
Embarque comprometido
Travessia sustentável

Mas, não podemos falar em política sem falar em cidadão. Somos todos cidadãos, pois vivemos em sociedade e toda ação que comentemos influência na vida de outras pessoas.

A cidadania consiste no direito de conviver em sociedade, respeitando os direitos e deveres que isso implica. Mas, o que isso tem a ver com política? Tudo!

Na política de hoje, devemos estar atentos às nossas ações e às ações de nossos representantes. Tudo o que tem acontecido na política nacional mostra a importância das escolhas de cada cidadão. Sim, das escolhas de cada um de nós.

Quando se fala em política, temos que estar atentos às nossas escolhas e ao nosso posicionamento. Mas, quando pensamos em política, vêm à mente as eleições e os políticos eleitos. Esquecemos que, depois de eleitos, os políticos influenciam nossas vidas diretamente.
A política na atualidade é mais interativa, com acesso aos legisladores pelas redes sociais e com ações que decidem o que melhora (ou piora) em nossas vidas.

Poderes – Desde pequenos sofremos influência das decisões políticas, seja na eleição da diretoria do clube que frequentamos, seja nas ações da diretoria da escola onde estudamos, seja na escolha da diretoria do time de futebol pelo qual torcemos, da associação de bairros etc. Tem política em tudo.

Mas, a política que é considerada tradicional reúne poderes. Temos o Executivo, composto de prefeitos, nos municípios; governadores, nos estados e, por fim, o Presidente da República. Regulando tudo isso, temos o Poder Legislativo, representado nos municípios pela Câmara de Vereadores, nos estados pela Assembleia Legislativa e pelo Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

Vamos falar da Assembleia Legislativa. Na prática, trata-se de uma “casa de leis”, pois é um ambiente que reúne representantes dos diversos municípios de uma unidade da Federação.
Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, a Assembleia Legislativa surgiu em 1979, data da primeira Legislatura. Hoje, são 24 deputados das mais diversas ideologias, partidos, religiões e representatividades sociais.

As ações parlamentares dizem respeito à política de hoje. Da conservação meio ambiente ao quadro na educação. Dos conflitos de terra e indígenas à vacinação contra a gripe. Tudo é assunto a ser debatido. Tudo é política e cidadania.

Você deve se perguntar: mas isso influência diretamente a minha vida? Se você compra um produto novo e ele quebra, possivelmente você teria que levar o produto até uma assistência técnica indicada pela fábrica.

Um projeto de lei do deputado Felipe Orro (PSDB-MS) permite que o usuário leve até a assistência técnica que escolher e que a fábrica mantenha pelo menos uma oficina credenciada em cada cidade ou região. Caso contrário, deve trocar o produto imediatamente.

Então, se facilita a sua vida, é uma ação política. Comece a avaliar as ações políticas de uma forma mais ampla. Participe, opine.

(*) Felipe Orro é deputado estadual pelo PSDB.

Embarque comprometido
O Brasil está entre os cinco melhores mercados de aviação doméstica, mas há quase dois anos vem perdendo demanda por conta do cenário econômico. Só e...
Travessia sustentável
O Relatório Anual do FMI (Fundo Monetário Internacional), sobre a situação econômica de seus países-membros, saiu em novembro do ano passado e projet...
Hoje eu me lembrei...
Nestes tempos conturbados que estamos vivendo, em que muitos buscam um culpado para eximir-se de suas responsabilidades, em que nos esquecemos que no...
Sistema carcerário brasileiro clama por ajuda
O ano começou com uma bomba relógio, que já ‘tic-tateava’ há muitos anos, explodindo. As rebeliões em presídios de todo o Brasil deixaram mais de 120...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions