A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

11/01/2012 17:38

Tratado de bem viver

Por Heitor Freire*

Navegando pelas páginas do Facebook, neste fim de ano, li na página da professora Ângela Maria Costa um texto com uma série de orientações para o aperfeiçoamento e a evolução do ser humano. Ao entrar em contato com ela, denominei esse texto de “Tratado de Bem Viver” e, ao perguntá-la pelo autor, ela informou que desconhecia a procedência, por se tratar de um mosaico de normas e procedimentos. Acho que vale a pena divulgar porque o tema é importante. Mas sua importância só se confirma com a prática.

Veja Mais
Um galo para Asclepius
Tiro no pé ou tiro na mão?

Assim, neste início de ano, quando se renovam as esperanças e os propósitos de mudanças, tomo a liberdade de trazer esse texto aos nossos leitores, como uma contribuição para o aprimoramento de cada um. Façam bom proveito.

1. Permaneça consciente! É preciso estar atento para a vida e as oportunidades. Mas tudo isso começa dentro de você. Por isso, permaneça consciente de si, de seus desejos, pensamentos, sentimentos e, principalmente, ações. Só assim você pode ser melhor.

2. Responsabilize-se pelo que sente, pensa e faz! Pare de acreditar que o outro é culpado pelo que você está sentindo! Ciúme, raiva, carência, tristeza ou qualquer outra coisa que você sentir, pertencem a você. É você quem precisa aprender a lidar com esses sentimentos, em vez de ficar se colocando no papel de vítima e se transformando num reclamão chato e insuportável.

3. Seja mais gentil! A gentileza é poderosa! Transforma relações, derruba barreiras e faz muito bem à saúde física e emocional. Tente. Trate bem quem te tratar mal e veja o que acontece. Aja como se gostasse de todos, e perceba como as pessoas reagem. É impressionante e delicioso esse exercício.

4. Ouça mais, bem mais! Tente se colocar no lugar do outro e compreender por que é que ele está criticando algo que você fez. É uma chance imperdível de se conhecer melhor e crescer, amadurecer. Escute mais. Ouvir é a mais eficiente maneira de construir um novo mundo.

5. Confie e relaxe mais! Pare de brigar com os acontecimentos e com a vida. Confie que tudo é como tem de ser. Deixe o tempo passar. Perceba como sua visão sobre o futuro é limitada e tente acreditar que existe um Deus, um Universo que tudo sabe! Faça a sua parte e relaxe.

6. Lembre-se: estresse não é coisa chique! Estresse causa muitas doenças e mal-estar. Não se deixe enganar: quem está estressado precisa aprender a colocar limites e a dizer “não” quando for preciso. Solte os ombros, relaxe o corpo e aproveite mais a vida.

7. Transforme conhecimento em sabedoria! De nada adianta ler tudo sobre amor e felicidade, mas não colocar nada em prática, não mudar seus pensamentos e suas escolhas. É preciso fazer diferente para que uma informação se transforme no resultado que você deseja.

8. Busque ajuda! Se estiver difícil mudar sozinho, procure ajuda. Você não precisa conseguir sozinho. Existem muitos caminhos e especialistas disponíveis. Pare de acreditar que somente seu corpo precisa de tratamento. Sua mente e seu coração também precisam de cuidados. Livros, terapias, cursos... invista em você – seu veículo para a felicidade.

9. Aposte sempre no equilíbrio! Nem demais, nem de menos! Quando estiver em dúvida sobre o que fazer, busque dentro de si sua intuição e o caminho do meio. No fundo, você sabe! Assim, você não vai viver se arrependendo por ter se precipitado e nem por não ter se manifestado.

10. Respire lentamente! A respiração é milagrosa. Mas precisa ser praticada corretamente. Inspire profundamente, sentindo o ar chegando até o abdome. Depois, expire também devagar e sinta seu corpo todo relaxando. Faça isso sempre que quiser mais consciência e mais equilíbrio.

11. Acredite no amor! Mesmo que tenha sofrido no ano anterior, vale a pena continuar acreditando. Mire-se nas pessoas felizes e tome como prova de que é possível. Observe como você pode ser mais coerente e não desista! A vida é linda e vale a pena apostar nesta ideia.

12. Faça por merecer! Quem não quer tudo de bom para si e para seus amores? Todos nós queremos! A felicidade está dentro e isso é certo! Mas é preciso estar presente, aqui e agora, para ser capaz de senti-la. Use o passado como lição e o futuro como esperança. Mas o que há de melhor está bem diante de você, neste momento. Usufrua e estará fazendo por merecer.

Meus amigos, é isso aí. Feliz Ano Novo.

(*) Heitor Freire é corretor de imóveis e advogado

Um galo para Asclepius
Sócrates, o filósofo ateniense, cujos preceitos influenciaram o pensamento ocidental de forma muito marcante e definitiva, tinha uma característica: ...
Tiro no pé ou tiro na mão?
Embora a economia do País tenha dado tímidos sinais de recuperação nos últimos tempos, a verdade é que ainda precisamos avançar mais e com velocidade...
Avaliação escolar: o peso de uma nota na vida do aluno
"Poderão esquecer o que você disse, mas jamais irão esquecer como os fez sentir." (Carl W. Buechner) Hoje, quero compartilhar uma grande decepção que...
Comércio exterior: o que esperar de 2017
Apesar das tintas carregadas com que alguns analistas têm pintado o cenário para o Brasil em 2017, em razão da crise política entre o Congresso e o P...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions