ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Artigos

Uma inspiração para tempos difíceis

Por Ruy Martins Altenfelder Silva (*) | 30/10/2014 09:56

“Do que a educação necessita

para atingir o patamar de
qualidade desejável, é de
ética no trato da coisa pública,
competência na gestão e
olhar vigilante da sociedade”

Numa perniciosa inversão de valores, nos dias atuais o professor – antes uma figura respeitada pela sociedade – passou até a ser agredido por alunos, questionado por pais e não amparado na medida necessária pelos governos. Um dos resultados é o desprezo dos jovens pelo magistério. Uma prova? Entre 2012 e 2013, houve uma queda de 22 mil concluintes nos cursos de licenciatura, segundo o Censo do Ensino Superior. Como consequência, centenas de escolas do ensino básico continuarão sem professores para disciplinas estratégicas, como matemática, física, química e português, entre outras.

Dois recentes editoriais do Estadão colocam o dedo na ferida, ao afirmar que a má qualidade do ensino não se deve à propalada escassez de recursos. Segundo dados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de 2007 a 2013 o repasse de verbas saltou de R$ 67 bilhões para R$ 116 bilhões, para pagamento dos professores, compra de equipamentos e manutenção das atividades básicas, como transporte e merenda. Além da má gestão, tais recursos também são alvo de corrupção, pois a Controladoria Geral da União aponta desvios de verbas em 73% dos 180 municípios fiscalizados.

Como o número de alunos não cresce na mesma proporção do repasse de verbas, é razoável inferir que aumentou o gasto por aluno. Só que, como mostram os péssimos indicadores nacionais e internacionais, a qualidade vem subindo, na média geral, a passos de tartaruga. Do que a educação necessita, de verdade, para atingir o patamar de qualidade desejável, é de ética no trato da coisa pública, de competência na gestão e de olhar vigilante da sociedade (até agora quase ausente).

Essas reflexões surgem quando nos debruçamos sobre a biografia do Professor Emérito 2014 – Troféu Guerreiro da Educação – Ruy Mesquita, detalhada nas págs. 4 e 5. Entre outros méritos, José Goldemberg teve gestão produtiva na reitoria da Universidade de São Paulo (USP); à frente dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo; e desempenhou papel destacado na fundação do Instituto de Física, estando hoje alocado no Instituto de Energia e Ambiente, onde ainda atua, aos 86 anos, como orientador de novas gerações de mestres e pesquisadores desses estratégicos ramos da ciência. Como se vê, uma trajetória exemplar para inspirar os professores do Brasil, também homenageados com a outorga do prêmio a José Goldemberg.

(*) Ruy Martins Altenfelder Silva é presidente do Conselho de Administração do CIEE e da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ).

Nos siga no Google Notícias