A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

08/03/2012 09:27

Viva as mulheres!

Por Selvino Heck (*)

Você chega em qualquer lugar, em qualquer canto, em qualquer repartição, em qualquer banco, em qualquer ônibus, em qualquer palácio, em qualquer escritório, lá está uma mulher trabalhando, lá estão mulheres mostrando que foi-se o tempo em que o preconceito e o machismo eram mais fortes e elas eram ‘do lar’.

Veja Mais
Cinco ações que devem ser evitadas em 2017
A aviação e suas regras

Hoje estão na Presidência da Petrobrás, estão no Supremo Tribunal Federal, hoje jogam futebol, são agricultoras, ministras, hoje são juízas de direito e de futebol, engenheiras, mestres de obra, hoje são médicas, professoras, empresárias, reitoras, motoristas, deputadas, prefeitas, vereadoras, astronautas, governadoras, mecânicas, procuradoras, jornalistas, hoje são

Presidenta da República, pois sim!

Hoje são do lar se assim o quiserem. Ou, como em muitos lugares e cada dia mais, do lar são os homens, ou também os homens, e por que não? Não são mais apenas elas que cozinham ou limpam a casa, as que ficam com os filhos enquanto eles trabalham, as que levam os cachorros a passear enquanto eles tomam sua cervejinha. Como não são mais apenas eles que consertam a pia ou os canos furados, entendem o barulho dos motores, como se houvesse algum segredo inalcançável nas paredes das casas ou nos carros modernos computadorizados. Tarefas são para serem divididas. Responsabilidades são para serem partilhadas. Ninguém é dono exclusivo do saber, do conhecimento e do poder.

E não faz tanto tempo que elas são donas do seu voto e nariz. São eleitoras, votam e podem ser votadas há apenas oitenta anos. Descontadas as ditaduras, não poucas, faz pouquíssimo tempo, meia dúzia de eleições. E já chegaram lá, na garra e no voto! Coordenam, planejam, distribuem a palavra.

Só falta chegarem a postos de mando em algumas igrejas. Mas isso é uma questão de espera e de luta. Não vai demorar oitenta anos.

Há muito a avançar e conquistar. Há ainda preconceitos arraigados, há ainda olhares e gestos desconfiados, há ainda muros e torres a serem derrubados.

Com filhos, sem filhos, solteiras, viúvas, separadas, elas fazem parte da humanidade que busca novas luzes, que ama profundamente a vida, quer repartir utopias, vê a emancipação de todas e todos como essencial, luta por direitos a direitos, direito ao prazer, à liberdade, à felicidade e pretende construir solidariamente novas estradas e caminhos.

Este é um novo tempo, o tempo do século XXI e do terceiro milênio. Barreiras ainda existentes serão derrubadas, novos ventos soprarão, até que mulheres e homens, homens e mulheres, mulheres e mulheres olharão um no olho do outro e saberão que, acima de tudo, são companheiras e companheiros, irmãs e irmãos, dar-se-ão as mãos em espírito e em verdade.

Até onde irão essas bravas mães guerreiras, essas jovens cientistas que pensam e fazem o mundo, constroem casas, pensam campos e jardins e tornam a vida de todas e todos mais fácil e digna de ser vivida? Essas mulheres que não se entregam nunca, que lutam contra a fome, a miséria, a pobreza e a desigualdade? O que poderão ainda projetar estas trabalhadoras da palavra e do gesto, estas promotoras da paz e da justiça, estas protagonistas do amanhã e da vida, estas plantadoras de luz e utopia?

Desconfio que não há limites nem horizontes, a não ser sua imaginação, coragem e sonhos. O horizonte está sempre além e adiante. Sem perder a ternura, o charme, o sorriso, a alegria de ser e viver, e a vontade de mudar o mundo.

O tempo urge. Viva as mulheres!

(*)Selvino Heck é assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República

Cinco ações que devem ser evitadas em 2017
Ao fim de cada ano, realizo uma pesquisa com funcionários de empresas de todo o Brasil para avaliar quais foram as coisas que mais impactaram na prod...
A aviação e suas regras
A aviação conseguiu, em menos de um século, aproximar os continentes, as empresas e, principalmente, as pessoas. Foi uma evolução tão rápida que não ...
Lei Orgânica da Assistência Social – 23 anos
Nos últimos anos, a Assistência Social vem construindo uma nova trajetória, organizando-se sob novos padrões e afirmando-se como parte integrante do ...
Morre no trânsito o equivalente a 2 aviões da Lamia lotados por dia
Por dia, no Brasil, morrem em acidentes de trânsito o equivalente a ocupantes de dois aviões da Lamia, que transportava o time inteiro da Chapecoense...



Como dizia Erasmo Carlos...Dizem que a mulher é um sexo fragíl, mas que mentira absurda! Parabéns para nós, mulheres!!!!
 
Juçara Rosa de Oliveira em 08/03/2012 10:08:45
MULHER DE DEUS É A SALVAÇÃO DO MARIDO, A HONRA A DEUS E JESUS, NÃO PODE ESTAR ABALADA, NERVOSA, PREOCUPADA, PASSE OS PROBLEMAS PARA O MARIDO, E FAÇA OUTRA COISA, ORE PELO MARIDO, FAMÍLIA, ESQUEÇA QUE É SOLTEIRA, CASADA COM DEUS, AÍ SIM PARABENS MULHERES NESTA CATAGORIA, EXCELÊNCIA DE MULHER, TEMENTE A DEUS RESPEITANDO EM TUDO O ESPOSO, AÍ, TUDO SERÁ GLÓRIA, DEUS ABENÇÕEM MULHRES MÃES DE VERDADE.
 
PEDRO BRAGA em 08/03/2012 02:23:43
HOMENS E MULHRES HONREM A DEUS, IMITANDO ELE E JESUS, AMOR DE VERDADE, ESPÍRITO TOLERANTE, CALMA, PAZ, NÃO DISCUTAM, NÃO BEBAM BEBIDAS ALCOÓLICAS, CIGARROS, JOGOS DE AZAR, CASOU, CASOU, NÃO É MAIS SOLTEIRO, UM SÓ CORPO, ESPÍRITO, EVITEM DE IMITAR O POVO DA TERRA, VÃO AS IGREJAS, ORAREM, REZAREM, LEI ANTE MARIA DA PENHA, DEUS PROTEGE, MARIA DA PENHA, NÃO, SOMENTE DEUS PROTEGE, DEUS ESPERA VOCE.
 
PEDRO BRAGA em 08/03/2012 02:19:56
LEI MARIA DA PENHA, REUNIÃO DE MULHERES NOS BAIRROS ORIENTANDO MULHERES PRENDEREM E SEPARAREM DOS MARIDOS, INVÉS DE ACONSELHÁ-LAS, JUNTAMENTE COM PADRES E PASTORES, REUNIREM COM OS CASAIS PROBLEMÁTICOS, FUNÇÃO DAS IGREJAS, NÃO ESTA ACONTECENDO, PASTORES E PADRES, DEUS ESPERA POR VOCÊS, VISITEM AS RESIDENCIAS, NÃO DEIXEM A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA FAZER ISSO NÃO, NÃO SABEM DE NADA DE FAMÍLIA.
 
PEDRO BRAGA em 08/03/2012 02:14:51
MULHER DE DEUS, MULHER DE VERDADE, É PURAMENTE A RAINHA DO LAR, NÃO SÃO AVENTUREIRAS COMO MAIORIA SÃO, SÃO TEMENTES A DEUS, VÃO CONSTANTEMENTE AS IGREJAS, CONFESSAM COM PADRES E PASTORES E PEDEM ORAÇÃO PARA A FAMÍLIA, A QUE NÃO FAZ ISSO, É PURA VAIDADE, FINANCEIRAMENTE ERRADA, PREOCUPADA, DEIXA A CASA SEMPRE VAZIA E AS OUTRAS POMBINHAS ENTRAM, RAZÃO DE TANTA SEPARAÇÃO, FILHOS MORTOS, PALAV.DEUS.
 
PEDRO BRAGA em 08/03/2012 02:02:11
MULHER,MULHER, SÃO POUCAS, A MULHER DE DEUS, QUE CONHECE A PALAVRA DE DEUS É A MULHER DE VERDADE, AS DEMAIS JÁ SÃO MULHERES PELA METADE EM RELAÇÃO A DEUS, EXCELENTE MULHER NÃO PRECISA SE PREOCUPAR COM A VAIDADE PESSOAL E FINANCEIRA, E SIM DAR AMOR AO HEROI DE GUERRA ESPOSO, MULHER DE VERDADE, CUIDA DA CASA E DOS FILHOS, NA AUSÊNCIA DO PAI, E TEMENTE A DEUS, ACONCHEGA O ESPOSO EM CASA.
 
PEDRO BRAGA em 08/03/2012 01:56:56
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions