ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Campanha de vacinação contra a febre aftosa começa amanhã em MS

Marta Ferreira | 01/05/2011 09:37

Começa amanhã a primeira campanha do ano de vacinação do gado bovino contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul.

Dessa vez, diferentemente dos anos anteriores, a imunização deverá ser feita em todo o rebanho. Normalmente, nesta etapa da vacinação são vacinados apenas os animais até 24 anos, com exceção do Pantanal, onde é feita a vacinação “cheia”, para os criadores que optam por aplicar as doses nesta época.

A vacinação contra aftosa em Mato Grosso do Sul é feita em duas etapas, uma em maio e outra em novembro. Os pecuaristas do Pantanal fazem apenas uma campanha de vacinação e podem optar entre a primeira e a segunda fase. A mudança na primeira etapa deste ano é em atendimento à determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária, que estabeleceu regras para todo o País.

A vacinação de “mamando a caducando” vai permitir a atualização do rebanho estadual, que, segundo os dados do ano passado, é de 22,3 milhões de cabeças.

A aplicação das doses é bancada pelo produtor. Nos 13 municípios da ZAV, porém, ela é de responsabilidade da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) nos assentamentos, aldeias e áreas de periferia das cidades.

É a primeira campanha que Mato Grosso do Sul faz após ter obtido o status de área livre da aftosa com vacinação para todos os municípios. A condição foi obtida após a OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) entender que não há mais circulação do vírus da doença na ZAV, que compreende municípios da fronteira com o Paraguai e Bolívia, criada após a ocorrência de focos da febre aftosana região, em 2005.

Nos siga no Google Notícias