A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

22/08/2014 09:29

Testemunhas de crimes, moradores fazem caminhada pela paz

Aliny Mary Dias
Crianças de escolas e Ceinfs da região participam da caminhada que deve durar toda a manhã (Foto: Marcos Ermínio)Crianças de escolas e Ceinfs da região participam da caminhada que deve durar toda a manhã (Foto: Marcos Ermínio)

Para comemorar o aniversário de Campo Grande e levantar a bandeira branca contra a violência, moradores, alunos e entidades dos bairros Dom Antônio Barbosa, Lageado e Canguru fazem na manhã desta sexta-feira (22) uma caminhada pela paz.

Veja Mais
Campo Grande tem ipê, mas outras flores também embelezam a cidade
Fechado e inquieto, campo-grandense ganha em religião novos amigos

Esta é a 8ª edição do evento que reúne escolas, ceinfs e instituições dos bairros. Na manhã de hoje, cerca de 600 participantes se concentraram na Rua Lúcia dos Santos com bandeiras, balões e camisetas brancas.

Com o tema desse ano definido como combate às drogas, as escolas se uniram com os alunos para confeccionar as faixas. “Violência destrói a dignidade humana”, “Não existe uma caminhada para paz. A paz é a caminhada”, “Proteger a infância é uma questão de atitude” e “Fumar causa dependência” foram algumas das palavras dos cartazes carregados pelos alunos.

Adma Cândido da Silva é professora no Cras (Centro de Referência e Assistência Social) do bairro Canguru e também vive na região. Ela conta que sempre participa da caminhada e que nos últimos anos a diminuição da violência é sentida por todos que vivem por lá.

“Antigamente tinha muita briga entre gangues e isso deixava todos muito assustados. Hoje tem mais policiamento e as pessoas têm se conscientizado”, diz Adma.

Moradores também compareceram (Foto: Marcos Ermínio)Moradores também compareceram (Foto: Marcos Ermínio)
Drogas foi o tema desse ano na 8ª edição da caminhada (Foto: Marcos Ermínio)Drogas foi o tema desse ano na 8ª edição da caminhada (Foto: Marcos Ermínio)

Apesar de todos os dircursos que ressaltam a diminuição dos crimes nos bairros, quem sente mesmo na pele o que acontece no dia a dia são os moradores. Ilda Ramos, 51 anos, vive há 17 anos no Lageado e diz já ter presenciado vários crimes. Nos últimos anos, segundo ela, a violência diminuiu e isso deixa os moradores mais tranquilos.

“Não tem como a gente dizer que acabou, mas diminuiu muito e a gente consegue viver melhor aqui. As brigas entre gangues eram o pior problema, era morte toda semana, agora não vemos mais isso”, diz a moradora.

E são as crianças, aqueles que se tornarão os adultos do futuro, um dos focos da caminhada. Diretora do Ceinf (Centro de Educação Infantil) Ramza Domingos, do bairro Dom Antônio, Sueli Veloso de Oliveira, explica que o trabalho em bairros com maior vulnerabilidade social é voltado para conscientizar os pequenos sobre a importância de enfrentar a violência, seja ela qual for.

“Eles ainda são pequenos, mas já estão inseridos nessa luta pela paz. A cada dia nós enfrentamos tudo isso e vemos que eles aprendem”.

Também participaram da caminhada a Guarda Municipal, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o grupo de escoteiros Atalaias de Cristo e entidades sociais. Houve apresentações culturais com a banda da Guarda e o grupo Bate Lata.

Participaram do percurso pelas ruas do bairro Dom Antônio a chefe da SAS (Secretária Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania), Janete Belini e o prefeito Gilmar Olarte (PP) que aproveitou o discurso para ressaltar a todos os moradores a importância da distância das drogas e diminuição da violência. “Deus é quem traz a paz”, completou Olarte.

Prefeito Gilmar Olarte ressaltou a importância da luta contra a violência (Foto: Marcos Ermínio)Prefeito Gilmar Olarte ressaltou a importância da luta contra a violência (Foto: Marcos Ermínio)
Cartazes e faixas são confeccionados pelos alunos com os professores (Foto: Marcos Ermínio)Cartazes e faixas são confeccionados pelos alunos com os professores (Foto: Marcos Ermínio)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions