ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Campo Grande 116 Anos

Sem alvorada festiva, corrida do facho abre festa de aniversário da Capital

Caroline Maldonado, Viviane Oliveira e Felipe Prado | 26/08/2015 07:47
Largada foi as 7h Rua 14 de Julho, esquina com Avenida Afonso Pena (Foto: Simão Nogueira)
Largada foi as 7h Rua 14 de Julho, esquina com Avenida Afonso Pena (Foto: Simão Nogueira)

Sem a tradicional alvorada festiva, as comemorações dos 116 anos de Campo Grande, começou com a Corrida do Facho, nesta manhã. A largada foi as 7h, com 60 corredores homens, representando seis entidades. Eles percorreram 1.200 metros, a partir da Rua 14 de Julho, esquina com Avenida Afonso Pena.

Os atletas largaram em frente ao palanque, onde as autoridades assistirão ao desfile, inclusive o prefeito Alcides Bernal (PP), que já confirmou presença. Segundo um dos organizadores da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), Kellermann Zanott, a corrida tem seis equipes, cada uma com 12 atletas, mas somente 10 deles correm, os demais são reserva.

Na prova, que dura cerca de 40 minutos, os corredores passaram pelas ruas Dom Aquino, 13 de Maio, 15 de Dezembro e, em seguida, retornaram pelo mesmo trajeto. Todos levaram um bastão na mão para fazer o revesamento. Antigamente, a competição era comandada pelo Exército Brasileiro. Em 1190, o evento foi assumido pela prefeitura. Com isso, populares também passaram a concorrer, desde que tenham mais de 16 anos.

Neste ano, participaram as equipes da Adac (Associação Desportiva Atletas de Cristo), CMO (Comando Militar do Oeste), Acorp (Associação dos Corredores de Rua e Pista de Campo Grande), Base Aérea e da Acorp Cassems (Associação dos Corredores de Rua e Pista da Cassems). Esta última ganhou as quatro corridas anteriores. “O troféu da competição do ano passado fica com a Cassems definitivamente e hoje teremos um novo troféu”, explica Kellermann.

Ariel, 16 anos, largou representando a equipe da Adac (Foto: Simão Nogueira)
Ariel, 16 anos, largou representando a equipe da Adac (Foto: Simão Nogueira)
Nelício, 38 anos participa da corrida há 18 anos (Foto: Simão Nogueira)
Nelício, 38 anos participa da corrida há 18 anos (Foto: Simão Nogueira)

O estudante Ariel Gonçalves Bruno, 16 anos, largou representando a equipe da Adac. Ele pratica salto em altura. Apesar de não correr, o rapaz está confiante porque treina todos os dias. “Fui convidado a participar da corrida pelo meu professor de atletismo. Vou dar o meu melhor e tentar ganhar para ajudar a minha equipe”, comentou.

Com mais experiência, o porteiro Joarez Pereira da Cruz, 50 anos, pondera que apesar de curto o percurso não é tão simples. Ele corre pela Acorp CG já pelo terceiro ano consecutivo. O atleta corre de quatro a cinco vezes por semana, 10 quilômetros por dia. “Não é tão simples, porque a gente tem que manter um ritmo constante. O tempo está agradável, mas o vento atrapalha um pouco. O ideal é que não tenha vento”.

Um dos integrantes da Acorp Cassems é Nelício da Silva Antônio, 38 anos. O vigilante participa da corrida há 18 anos, desde a época em que era militar. “As outras equipes são fracas e para que corre sempre, a corrida de hoje é tranquila. A única coisa que aperta um pouco é a velocidade”, disse o vigilante, que participa das corridas do Estado, quando pode pagar a inscrição, pois ainda não tem patrocínio.

Vencedor - Ganhou a prova a equipe Acorp Cassems. Segundo o integrante, Flávio Bezerra de Carvalho, a equipe segue para comemoração com um churrasco. “É resultado de muita dedicação e ajuda dos amigos”, disse.

Nos siga no Google Notícias