A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

01/03/2014 07:00

Campo Grande News, 15 Anos

Por Oscar Ramos Gaspar (*)

O marco dos quinze anos do Campo Grande News, comemorados neste mês de março, assinala a trajetória de um veículo de comunicação em permanente ajuste de sintonia com as demandas contemporâneas pela informação de qualidade e, igualmente, pela velocidade e pela segurança de acesso a essa informação.

Veja Mais
Foto de dia colorido por arco-íris vence concurso e leva iPad Mini
Com frase simples e criativa, leitora ganha ingressos de promoção de aniversário

Pioneiro na informação online fora do circuito dos grandes centros urbanos de então, o Campo Grande News nasce da convergência generosa da percepção empreendedora do empresário Miro Ceolim e da competência profissional do jornalista Lucimar Couto, amigos que decidiram agregar ao jornalismo o valor exponencial – e um tanto ‘improvável’ para a época – da rapidez quase instantânea com que o fato se transformava em notícia na tela diante dos ainda raros ‘internautas’.

Com a fenomenal democratização da internet e o surgimento e feérica difusão de mídias sociais, a bordo de uma continuada revolução tecnológica sem precedentes, vocábulos como “internautas”, que definia o clube fechadíssimo dos felizardos com acesso (discado...) à web, tornaram-se velharias tão descartadas e esquecidas como as lerdas imensas geringonças eletrônicas de uma pré-história que aconteceu ontem.

Porém, a referência na qual o Campo Grande News centrou desde sempre o seu foco – a informação de qualidade, a notícia cuja característica ‘instantânea’ não compromete a confiabilidade e o profissionalismo com que é tratada – esta é produto imperecível. Aliás, crescentemente valorizado pelos avanços das vanguardas tecnológicas, que ‘apenas’ aprimoram e multiplicam os meios de geração e difusão.

Um olhar em perspectiva confirma que nesses quinze anos, o Campo Grande News construiu invejável trajetória de absoluta fidelidade à informação, investindo na permanente adequação aos mais avançados suportes tecnológicos e, principalmente, na valorização do capital humano.

A constante preocupação com o patrimônio profissional, adotada como filosofia editorial e compromisso empresarial, assegurou ao Campo Grande News construir e consolidar um conjunto de procedimentos e princípios que na prática consubstanciam uma matriz ideológica que fundamenta o exercício do jornalismo que dispensa predicados decorativos. E ‘só’ jornalismo. E ponto.

Não por outra razão, ao mesmo tempo em que se qualificou – e continua a fazê-lo – para a salutar e multíplice concorrência, inimaginável em seus tempos pioneiros, o Campo Grande News confirmou-se, nestes quinze anos, como laboratório de jornalismo genuíno, criativo e independente.

Igualmente não por acaso, jornalistas que trabalham hoje em grandes veículos nacionais, e até no exterior, fizeram sua iniciação profissional no Campo Grande News ou viveram aqui uma experiência demarcatória de suas carreiras.

Fruto desse patrimônio profissional, humano e ético, que construiu e reinventa todos os dias na vivência dos conflitos, aflições e controvérsias, que são a seiva sagrada do velho e bom jornalismo, o Campo Grande News chega aos quinze anos no time de cima dos veículos nacionais online de maior audiência.

Parece que foi ontem. Quinze anos se passaram com a rapidez vertiginosa dos fluxos contínuos nas redes conectadas que Lucimar Couto e Miro Ceolim pioneiramente escolheram para propagar a informação como capital essencial da democracia e como ferramenta vital para a construção do espírito crítico da sociedade.

Que venham os próximos quinze anos.

(*) Oscar Ramos Gaspar é jornalista.

Com frase simples e criativa, leitora ganha ingressos de promoção de aniversário
Daniela Murari já pode escolher 14 amigos para uma sessão de cinema ou ir planejando as idas constantes ao Cinépolis até consumir os 15 ingressos da ...
Desfecho de casos demora anos, mas Campo Grande News acompanha
Mortes, violência, desaparecimentos e tantas outras ocorrências ganham diariamente as manchetes dos veículos de comunicação. Mas durante 15 anos de c...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions