ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Campo Grande News 15 anos

Profissionais começaram como estagiários e conquistaram o mercado

Mariana Lopes | 05/03/2014 07:00
Ana Raquel Copetti foi estagiária no Campo Grande News em 2005 e hoje está à frente do jornalismo da Record de Porto Alegre (Foto: Coletiva.net)
Ana Raquel Copetti foi estagiária no Campo Grande News em 2005 e hoje está à frente do jornalismo da Record de Porto Alegre (Foto: Coletiva.net)

Precursor no jornalismo on line de Mato Grosso do Sul, o Campo Grande News se tornou, ao longo desses 15 anos, muito mais do que uma referência de notícia, mas também foi responsável por preparar vários profissionais para o mercado de trabalho. Muitos jornalistas que passaram pelo portal, hoje estão em grandes veículos de comunicação pelo Brasil.

Ana Raquel Copetti, 32 anos, deu os primeiros passos da carreira no Campo Grande News. Ela entrou para o expediente do jornal em 2005, como estagiária, e hoje é gerente de jornalismo da TV Record de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. “O Campo Grande News me deixou pronta para a próxima fase, saí dali para ser contratada como repórter no jornal O Estado MS”, relembra a jornalista.

Com certo sentimento nostálgico, Ana Raquel relembra as funções que exercia no on line e a prática que a ensinou a ser “rápida no gatilho” e a apurar a notícia.

“Eu entrava às 6h e fazia as rondas da manhã, pautava os repórteres com o que encontrava de informações, ajudava a atualizar as notícias. O Campo Grande News me ensinou a transformar as notícias do jornal em notícias de internet”, descreve a gerente de jornalismo da Record.

Outra estagiária que deu certo no mercado de trabalho e conquistou espaço em grandes veículos foi a jornalista Danúbia Burema, 26 anos. Ela começou no portal em 2008, quatro meses antes de se formar na faculdade e saiu dos bancos da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) direto para a redação, diplomada e com carteira assinada.

Paulo Francis é um dos atuais estagiários do Campo Grande News (Foto: Marcos Ermínio)
Paulo Francis é um dos atuais estagiários do Campo Grande News (Foto: Marcos Ermínio)

Antes de entrar para a equipe do Campo Grande News, Danúbia tinha apenas a experiência que havia adquirido no jornal laboratório da universidade, ou seja, a prática acadêmica.

“Entrei sem bagagem e saí preparada. A experiência no Campo Grande News me deu condições de trabalhar com segurança em qualquer lugar e levei o que aprendi aí por todo o mercado”, destaca Danúbia, que trabalhou por anos também no jornal impresso Correio do Estado.

Um dos atuais estagiários do portal, Paulo Francis, 22 anos, entrou para a equipe do jornal em maio do ano passado, quando ainda estava no 3º semestre do curso de jornalismo. Como a maioria, ele também chegou à redação do portal bastante “cru” e, hoje, já sente na pele a responsabilidade de um profissional.

O dia-a-dia na redação com os jornalistas deu a Paulo, segundo o acadêmico, direcionamento da prática de um jornalismo desenvolvido com seriedade e comprometimento com a notícia.

“Posso ser contratado aqui quando me formar, mas se isso não acontecer, sei que terei portas abertas no mercado e a experiência que tive aqui vou levar para aonde eu for”, afirma Paulo.

Perfil – Ao longo desses anos, desde a primeira equipe formada no portal, o perfil do jornalista de on line foi se adequando ao formato de notícia que a nova vertente do mercado exigia. E neste caso, o Campo Grande News também foi uma escola.

“Acho que o jornalista de on line tem que ter pensamento ágil e curiosidade, além, claro, de destreza na escrita”, define a jornalista Fernanda Mathias, que entrou para o time de repórteres do portal aindo no início do projeto, em 2002, e ficou por oito anos.

No tempo que trabalhou no Campo Grande News, Fernanda desenvolveu um perfil que resume bem o que um profissional que trabalha com a notícia em tempo real precisa ter: agilidade, aprofundamento nas discussões e ainda um bom texto.

Características que deram a ela destaque também em outras redações. “Para mim, foi um grande aprendizado para apuração, aperfeiçoamento de texto e, principalmente, para condicionar o ritmo. É a notícia na velocidade dos fatos”, retrata a jornalista.

Do leitor ao repórter, o Campo Grande News, em 15 anos, formou o perfil do jornalismo on line e virou referência de notícia com credibilidade.

Nos siga no Google Notícias