ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Mato Grosso do Sul vai receber R$ 26 milhões para serviços de saúde

Viviane Oliveira | 22/04/2013 15:50

Mato Grosso do Sul vai receber R$ 26 milhões do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica). No Estado, 77 municípios aderiram ao segundo ciclo do programa, relativo ao período de 2013/2014, e estão aptos a receber os valores adicionais para ampliar e qualificar a atenção à saúde. O anuncio ocorreu na última quinta-feira (18) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

De acordo com o ministro de Saúde, Alexandre Padilha, o PMAQ é um programa criado para buscar ajudar o município a melhorar a saúde local, ao atendimento da população, os cuidados das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, e a manter bons serviços mais perto da casa das pessoas.

No Brasil 5.213 municípios aderiram ao segundo ciclo do PMAQ. Os municípios que aderiram têm 38.390 EAB (Equipes de Atenção Básica), 27.159 ESB (Equipes de Saúde Bucal), 3.802 NASF (Núcleos de Atenção à Saúde da Família) e 1.276 CEO (Centro de Especialidades Odontológicas.

A partir da adesão ao PMAQ, as equipes passam a receber 20% do recurso total designado a cada equipe participante. Esses recursos adicionais são disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para os serviços de atenção básica de todo país.

“Com este programa, damos a oportunidade para que cada prefeito cadastre suas equipes de médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais de saúde, que são acompanhadas pelo Ministério da Saúde mensalmente e depois são avaliadas em parceria com as universidades locais”, finaliza o ministro.

Nos siga no Google Notícias