ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

“Missa de Envio” reúne 500 fiéis e encerra Semana Missionária

Bruno Chaves e Mariana Lopes | 20/07/2013 19:06
Missa aconteceu no Poliesportivo Dom Bosco (Foto: Mariana Lopes)
Missa aconteceu no Poliesportivo Dom Bosco (Foto: Mariana Lopes)

A Semana Missionária, realizada em 150 cidades brasileiras, incluindo Campo Grande, teve fim na noite deste sábado (20) com a realização da “Missa de Envio”, presidida pelo arcebispo da Capital, Dom Dimas Lara Barbosa. A celebração ocorreu no Poliesportivo Dom Bosco e contou com 500 fiéis.

Ocorrida com a presença de diversos estrangeiros, a Semana Missionária serviu de preparação para milhares de fiéis de todo o planeta. Cada uma das 150 cidade do Brasil acolheu pessoas de diversos países. Campo Grande recebeu um grupo de 60 bolivianos. Eles se preparam para a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), que será realizada no Rio de Janeiro (RJ) de 23 a 28 de julho, na capital sul-mato-grossense.

A Missa de Envio teve início às 17h30 e término por volta das 19h. O evento religioso foi organizado pelo setor de juventude de Arquidiocese de Campo Grande e celebrado pelo arcebispo Dom Dimas. “É uma preparação mais próxima da JMJ e é uma oportunidade para jovens estrangeiros conhecerem outras regiões do país que os acolhe”, disse Dom Dimas.

O arcebispo contou que sua expectativa para a realização da Jornada é a melhor possível. Ele lembrou que esteve com o Papa Francisco em abril deste ano e a programação do encontro mundial entrou na lista de assuntos da conversa.

Dom Dimas também explicou que a celebração de hoje foi o encerramento da Semana Missionária e liberação da “benção de envio”, dada aos jovens que vão para o Rio de Janeiro, tanto os bolivianos quanto os campo-grandenses.

Hudson Jorge Ossuna Rocha, 32, membro da comissão do setor de juventude da Arquidiocese da Capital, contou que durante toda a semana que se passou, a arquidiocese se mobilizou para receber os bolivianos. “Isso mostrou a união da Igreja Católica em vários setores. Essa união fez o evento acontecer”, opinou.

Para o rapaz, a Semana Missionária foi um convite que todo cristão teve oportunidade de receber, o de ser missionário. “A vinda dos bolivianos para cá foi o marco dessa comunhão. É a partilha entre cristãos como irmãos. Foram dias que pudemos comungar da simplicidade deles em quererem ser missionários”, testemunhou.

Bolivianos entregaram bandeira Brasil/Bolívia para o arcebispo de Campo Grande (Foto: Mariana Lopes)
Bolivianos entregaram bandeira Brasil/Bolívia para o arcebispo de Campo Grande (Foto: Mariana Lopes)

Para o boliviano Jonathan Prado, 24, a experiência vivida em Campo Grande foi única. “Esses dias que estive aqui foram únicos. Vou levar comigo o rosto de cada jovem e de cada família que visitamos e também as lagrimas de emoção que as pessoas derramaram na frente de nós”, recordou.

O jovem também contou que depois da Semana Missionária se sente mais preparado para participar da JMJ. “Já entendo o idioma e já me acostumei com o clima”, disse. Do País, Jonathan disse que, “acima de tudo”, levará “a esperança de que um dia a Bolívia seja tão católica quanto o Brasil”. Jonathan é morador da cidade de Cochabamba.

Para a estudante campo-grandense Maria Isabel Leite Walker, 16, toda a preparação da Semana Missionária será levada à JMJ. “É muito importante porque os jovens começam a ter noção do que vai acontecer no Rio e também seve para começarem a abrir os corações para as mensagens que vão receber lá”, disse.

No final da missa, os bolivianos entregaram para Campo Grande, por meio de Dom Dimas, uma bandeira Brasil/Bolívia. Apresentações musicais com as bandas gospel estação XV, Rei da Glória e Rumo ao Céu ocorrem no Poliesportivo após a celebração.

Nos siga no Google Notícias