ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

"Onda" de furtos de moto faz uma vítima por dia no entorno de shopping

Aliny Mary Dias | 29/10/2013 10:42
Roubos e furtos acontecem nos fundos e na lateral do Shopping Norte Sul Plaza (Foto: Cleber Gellio)
Roubos e furtos acontecem nos fundos e na lateral do Shopping Norte Sul Plaza (Foto: Cleber Gellio)

Nas contas dos moradores, mais de 30 motos foram furtadas só este mês nas proximidades do Shopping Norte Sul Plaza em Campo Grande. Para quem trabalha no local e precisa deixar os veículos nas proximidades ou para quem estaciona na rua, a sensação é de insegurança e revolta.

Um dos casos recentes ocorreu no último sábado (26) quando uma Honda Titan preta do auxiliar administrativo João Oliveira, 30 anos, foi levada da Rua Japão, nos fundos do shopping. O que mais chama a atenção é a rapidez dos criminosos.

“Em 15 minutos levaram minha moto, eu parei para buscar minha namorada que trabalha no shopping e quando voltei a moto não estava mais lá”, conta o jovem. Diante do furto, João procurou a Polícia Civil, registrou a ocorrência, mas até agora não teve notícias do veículo comprado há 10 anos.

Sem a moto usada para ir ao trabalho todos os dias, o trabalhador, que vive no bairro Aero Rancho, teve de recorrer à bicicleta para ir trabalhar. “Meu trabalho fica a 14 quilômetros da minha casa e eu pedalo 45 minutos para chegar, ainda tenho esperanças que minha moto seja recuperada, mas se não for, vou ter que comprar outra”, desabafa João.

O desespero em relação ao furto é tão grande que João oferece até recompensa de R$ 500 para quem encontrar a moto 125 cc ano 2003/2004.

Além dos que deixam os veículos durante poucos minutos para ir ao centro comercial, há aqueles que trabalham no local e convivem com a preocupação de encerrar o expediente e voltar para a casa a pé.

Um dos funcionários do Fort Atacadista, que pediu para não ser identificado, conta que nos últimos três meses houve um aumento significativo nos roubos e furtos a carros e motos que ficam estacionados ao redor do shopping.

Funcionário de mercado é testemunha da criminalidade da região (Foto: Cleber Gellio)
Funcionário de mercado é testemunha da criminalidade da região (Foto: Cleber Gellio)

O próprio funcionário testemunhou um dos crimes. “Eu estava saindo do trabalho e vi dois homens abrindo a porta de um carro, quando eles me viram, saíram correndo, entraram em outro carro e fugiram. Isso é muito comum por aqui”, explica.

O homem conta que além das motos, alvos fáceis para os bandidos, os pertences que ficam dentro dos carros se tornaram os preferidos dos criminosos. “Eles tiram a borracha do vidro traseiro, empurram, e levam o que quiserem. Muitos funcionários chegam aqui e tiram tudo de dentro do carro porque esperam o pior”, desabafa.

Para tentar reduzir os riscos de quem trabalho no Fort, os próprios funcionários que possuem carro se uniram e “encontraram” um espaço para deixar os veículos durante o expediente. Para as motos, há um estacionamento interno do supermercado.

Falta policiamento – Quem passa boa parte do dia em frente ao local já conhecido pelos furtos e roubos é testemunha da criminalidade recorrente. Um dos mototaxistas que trabalha no ponto localizado ao lado do shopping e que pediu para não ser identificado não economiza nas críticas ao local.

“Não vemos uma viatura da polícia passar por aqui durante todo o dia. Pedimos um policiamento ostensivo para que esses marginais parem de agir”, diz.

O mototaxista afirma ainda que homens que trabalham como cuidadores de carros na região recebem dinheiro de assaltantes para fazer “vista grossa” e permitir os roubos. “A gente vê eles recebendo dinheiro e indo até as bocas de fumo da região, são todos usuários de drogas e uma ação da polícia poderia trazer mais segurança para quem frequenta o shopping”, completa.

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar para informações sobre o policiamento na região, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.

Nos siga no Google Notícias