ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

“Proibir ‘loló’ ajudará jovens e reduzirá uso de drogas”, diz autor de lei

Guilherme Henri | 20/09/2016 14:56
Deputado estadual Marcio Fernandes (PMDB) na Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação)
Deputado estadual Marcio Fernandes (PMDB) na Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação)

Para o autor da lei que proíbe a venda de produtos usados para fazer a droga conhecida como “loló”, deputado estadual Marcio Fernandes (PMDB), a nova legislação beneficiará diretamente os jovens, diminuindo significativamente o consumo do ilícito.

O projeto de lei, aprovado na Assembleia Legislativa, foi sancionado pelo governo de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (20), e começa a valer a partir de hoje. A restrição é para quem tem menos de 18 anos.

Segundo o deputado, “o objetivo da lei é de conter o aumento da utilização desse entorpecente, que tem levado tantos jovens a se enganarem com o efeito de bem-estar momentâneo, sem lembrarem o risco, que pode levar ao coma, e até a morte”, disso Marcio Fernandes.

Ainda segundo o parlamentar, é importante barrar o primeiro contato do jovem com a droga. “Temos que pensar que o usuário de drogas não acaba somente com a sua saúde, mas desestrutura uma família inteira”, afirma.

Projeto - de acordo com o texto, fica proibida a comercialização de produtos como benzina, éter, tíner, clorofórmio, acetona e anti-respingo de solda sem silicone, que seriam utilizados para fazer o “loló”. A droga seria responsável por sérios males à saúde.

O projeto ainda prevê o registro do nome, endereço, número de documento de identidade e CPF, bem como quantidade e especificação do produto vendido, por parte do comerciante. Nas embalagens dos produtos, devem constar: “venda proibida a menores de 18 anos. A inalação deste produto pode causar morte”.

Embora tenha validado a proposta, o Executivo Estadual vetou dois artigos do projeto de lei, que dispõem sobre a aplicação de multa em caso de descumprimento. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje.

Nos siga no Google Notícias