ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Sem acordo, juiz determina imediata reintegração de posse na Buriti

Ângela Kempfer e Nadyenka Souza | 29/05/2013 17:52
Audiência na tarde de hoje na 1ª Vara de Justiça Federal.
Audiência na tarde de hoje na 1ª Vara de Justiça Federal.

Não houve acordo entre fazendeiros e famílias terena, por isso a ordem é para reintegração de posse imediata da fazenda Buriti, invadida pelos índios na região de Sidrolândia.

Apesar de 4 horas de conversa, a audiência que buscava a conciliação fracassou na tarde de hoje, na 1ª Vara da Justiça Federal, em Campo Grande.

Como o produtor rural Ricardo Bacha e os índios não entraram em consenso, quem saiu perdendo foram os terena que têm de deixar as fazenda assim que forem notificados, sob pena de multa de R$ 10 mil ao dia para cada pessoa que continuar na propriedade.

As famílias entraram na fazenda Buriti, do ex-deputado Ricardo Bacha, no dia 15 de maio. O movimento começou com 350 pessoas, na primeira semana ultrapassou 500 e segundo os terena agora passam de mil. Eles reivindicam a área há décadas.

Estudos antropológicos apontaram a fazenda como território indígena, mas decisão do TRF (Tribunal Regional Federal) negou o direito aos terena. A Funai e o MPF (Ministério Público Federal) recorreram da decisão.

Os índios pediam para ficar no local até o julgamento do mérito e o fazendeiro tentava a saída espontânea.

Uma das lideranças terena, Marioque Figueiredo, diz que a sensação é que “a Justiça chamou a gente aqui só para dizer que tínhamos de sair”.

O delegado Alcídio de Souza Araujo informou que a reintegração só será cumprida após a intimação oficial da Justiça.

O proprietário Ricardo Bacha saiu da audiência meia hora antes do fim e não falou com a imprensa.

Antes da decisão, 6 caciques entregaram uma carta ao juiz Ronaldo José da Silva avisando que não estão dispostos a deixar a propriedade.

Nos siga no Google Notícias