ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

12ª Corrida dos Carteiros teve quase mil inscritos

Redação | 24/10/2010 09:34

A 12ª edição do Circuito Nacional dos Carteiros, realizada nesta manhã em Campo Grande, contou com 978 inscritos.

Apesar de ser um evento tradicional dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a corrida foi aberta e os participantes de fora da empresa foram a maioria. Apenas 128 funcionários dos Correios participaram, conforme a organização do evento.

Para os carteiros, a corrida foi apenas um prolongamento da 'correria' que eles dizem enfrentar no dia a dia. O carteiro Antônio Torres da Silva, de 35 anos, percorre diariamente 40 km de Vicentina onde mora até o trabalho em Dourados, mais 30 km de motocicleta até a pista de corrida em Fátima do Sul, onde treina, e corre outros 10 km a pé.

Apesar do preparo, ele diz que a rotina de entregar correspondência é 'puxada'. "Correndo e entregando cartas", é como resume seus dias. O funcionário adianta que no final do ano aumenta o movimento e o número de trabalhos, por isso são necessárias novas contratações.

Campeã pelo 4° ano consecutivo em sua categoria, a carteira Valéria Leite Galvão, de 39 anos, explica o reduzido número de participantes dos Correios na competição é justamente devido à falta de funcionários.

"Tem muitos trabalhando hoje; o carteiro está meio sobrecarregado", revela. Ela adianta que são esperadas novas contratações, mas apenas para o início do próximo ano.

Incentivo - Além dos funcionários dos Correios, vários trabalhadores de outras áreas participaram da corrida. No gramado dos altos da Afonso Pena as famílias esperavam a chegada. Alguns levaram uma hora para completar o trajeto de 10 km.

A seguritária Eliane Gonçalves Xavier, de 34 anos, aguardava o marido que desde o início deste ano participa de todas as corridas abertas ao público. "E a gente fica apoiando", afirma. Segundo ela, o desempenho do marido tem melhorado a cada prova.

Para aumentar o incentivo, a costureira Auxilia Borella, de 49 anos, decidiu caminhar no último circuito de que o marido participou, a Volta das Nações, mas confessa ter pensado que o percurso era menor. Agora, ela acompanha fora da pista a evolução do marido, que trabalha como motorista.

Atletas - Além dos funcionários dos Correios e dos atletas iniciantes, a corrida contou com atletas do MT, GO, PR e SP. Alguns conhecidos, como o campeão panamericano Elenilson da Silva, e a corredora de Cuiabá, Nadir Sabino.

O corredor campo-grandense Yeltsin Jacques também participou da corrida e chegou em primeiro em sua categoria. "Não cheguei nem perto do meu melhor tempo", avalia o corredor, que diz ter feito uma prova tranquila.

Conforme a assessoria de imprensa dos Correios, os circuitos estaduais acontecem nessa época do ano em todo o País. Os dois funcionários que vencem a etapa estadual competem no início do ano seguinte em Brasília.

A premiação da corrida de hoje inclui troféus e prêmios em dinheiro que variam de R$ 1.200,00 a R$ 50,00 para todas as categorias. O resultado final da corrida ainda não foi divulgado.

Nos siga no Google Notícias