ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Redação | 15/04/2010 16:03

Na expectativa da passagem de um caminhão da Secretaria de Infra-Estrutura, Transporte e Habitação para recolher entulhos, moradores da região do Estrela Dalva estão lotando as ruas com lixo há dias e em alguns trechos, como na Marquês de Leão, até mesmo o trânsito de veículos fica complicado.

A moradora Joelma Sandim, de 36 anos, afirma que a preocupação é dupla: com a dengue e a saúde das crianças. Na rua há todo tipo de lixo: de entulho de construção a árvores cortadas, móveis e eletrodomésticos velhos. Há cinzas em alguns pontos, indicando que alguns moradores atearam fogo com intenção de se desfazer do lixo.

Joelma diz que tem três crianças, com idades entre 3 e 9 anos e teme pela saúde deles. "A primeira coisa que preocupa é o risco de dengue, além disso a criança vai brincar e pode pisar em alguma coisa enferrujada", afirma.

Ela diz que foi avisada pelos moradores de que o caminhão do mutirão passaria e no domingo colocou terra e grama na frente de casa. Segundo ela, regularmente o mutirão passa pelo local, mas das outras vezes não foi avisada, ficou sabendo que os moradores providenciaram a retirada do lixo a medida em que o caminhão avançava pelas ruas.

Para a técnica de Enfermagem Jane Ramos, de 35 anos, a responsabilidade pelo transtorno causado pelo lixo na rua é dos moradores. "As pessoas colocam o lixo muito antes do caminhão passar", afirma. Ela afirma que além do problema de insalubridade, o trânsito fica prejudicado. Essa situação não é exclusiva do conjunto Estrela Dalva. Há casos recentes semelhantes na região do Tiradentes e Vila Margarida, por exemplo.

A Prefeitura informa que é estabelecido um cronograma e que os moradores são avisados a medida em que os trabalhos avançam no bairro e não de forma antecipada. A intenção é que haja divulgação antecipada através do site da Prefeitura (www.cgnoticias.ms.gov.br), mas não foi informado quando isso começará a acontecer.

Nos siga no Google Notícias