ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Redação | 26/05/2009 11:44

As 38 famílias que ocupam a área Laranjeira Nhanderu, na fazenda Santo Antônio, em Rio Brilhante, vão cumprir a determinação judicial e deixar o local até a meia-noite. Contudo, antes de vencer o prazo, eles ainda aguardam que a justiça reveja a reintegração de posse.

Conforme a PF (Polícia Federal) de Dourados, os indígenas foram avisados que devem deixar a área hoje. Amanhã, os policiais retornarão ao local para confirmar a desocupação.

Nesta terça-feira, dia do despejo, houve impasse na entrega de cestas básicas pela Funai (Fundação Nacional do Índio). Conforme o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), o caminhão com os alimentos foi proibido de entrar na área em disputa. Contudo, posteriormente, o acesso foi liberado.

O local é ocupado por cem índios, que reivindicam a terra como área indígena. Entretanto, o estudo antropológico ainda está em curso. Segundo Flávio Vicente Machado, do Cimi, o acesso à área é permitido apenas aos indígenas. "A gente conversa na beira da cerca", conta.

Após deixarem o local, os indígenas vão ficar acampados às margens da BR-163, em frente à fazenda. Além do Cimi, há representantes de diversas entidades no local.

A reintegração de posse foi determinada pela juíza titular da 2ª Vara Federal em Dourados, Kátia Cilene Balugar Firmino. A decisão é de 29 de abril, quando a magistrada deu 15 dias de prazo para eles deixarem a propriedade.

Nos siga no Google Notícias