ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Aberta segunda fase de seleção com notas do Enem

Redação | 15/02/2010 14:21

Os estudantes que não conseguiram vaga em universidades públicas por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganharam nova chance, hoje (15), com a abertura da segunda etapa de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O prazo para inscrição vai até sábado (20). Nesta fase, estão sendo oferecidas 29.240 vagas em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O processo deve ser feito exclusivamente pela página www.sisu.mec.gov.br

Podem participar do processo tanto os estudantes não aprovados como os que não participaram da primeira fase do Sisu. Para fazer a inscrição, o candidato deverá informar o número de inscrição e a senha usados no Enem do ano passado. Quem perdeu os dados pode recuperá-los no endereço www.enem.inep.gov.br

Quem tiver concorrido em processos seletivos anteriores deverá usar a mesma senha cadastrada no Sisu ou no Programa Universidade para Todos (Prouni). Nos dois casos, a senha pode ser recuperada pelo sistema.

Ao todo, 51 instituições de ensino superior selecionam estudantes exclusivamente por meio da nota do Enem. Desse total, 50 são federais: 23 universidades, 26 instituições de educação profissional e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também faz parte do programa a Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Na primeira fase do Sisu, foram oferecidas 47,9 mil vagas em cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. As vagas não ocupadas estão sendo oferecidas na etapa atual. O Ministério da Educação fará mais uma rodada de inscrições, provavelmente em março.

O resultado dos aprovados na segunda etapa será divulgado em 22 de fevereiro. De acordo com o Ministério da Educação, também estão disponíveis vagas específicas para políticas afirmativas, como cotas para negros, indígenas ou estudantes de escolas públicas. Nesse caso, a distribuição das vagas seguirá os critérios adotados em cada instituição.

Nos siga no Google Notícias