ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Acampados em Itaquiraí criam cidade as margens da BR-163

Redação | 04/05/2010 16:58

Os moradores de Itaquiraí, município na região Sul do Estado, a 420 quilômetros de Campo Grande, convivem com uma nova "cidade" erguida às margens da BR-163.

As construções de lona, a precariedade das moradias e as condições adversas para quem está acampado ilustram a situação miserável do grupo formado por trabalhadores ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e de brasiguaios, que fogem da violência no País vizinho.

Localizado a 15 quilômetros de Itaquiraí no sentido Naviraí, a "cidade" começou a ser levantada a 8 meses por cerca de 200 famílias do MST. E há cerca 2 meses, outras 400 famílias de "brasiguaios" se somaram ao grupo, vindos da região de Sanga Puitã, no Paraguai.

Os barracos de lona ocupam os dois lados da rodovia. As famílias utilizam a cana-de-açúcar de uma das fazendas na alimentação e montam camas e móveis com madeiras da outra propriedade. Para diminuir o tráfego de caminhões e veículos pesados, os acampados improvisam quebra-molas com terra na rodovia, no intuito de reduzir os casos de atropelamento e acidentes em que os veículos adentram a "cidade".

O acampamento já conta com uma "vendinha", que comercializa itens básicos como arroz, feijão e batata, e tem até mesa de sinuca. O lucro é revertido para o próprio acampamento, garante o dono do comércio, João Maria de Souza. Em outra área do local, uma escola está sendo montada para atender alunos do 4° ano do ensino fundamental.

Cerca de 30 cadeiras escolares destruídas serão reformadas para serem utilizadas na escola. Os alunos de outras séries utilizam o ônibus escolar da prefeitura para frequentar as aulas no município de Itaquiraí. As famílias têm ainda uma igreja evangélica, que realiza cultos para crianças e adultos, com um púlpito improvisado.

Vivência

Nos siga no Google Notícias