ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Ação civil pede condenação de fabricante de medicamento

Redação | 07/05/2009 18:32

Ação civil pública em trâmite na Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos pede condenação a indústria Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda e a multinacional a ela ligada, Merck & Co. Inc, por danos materiais e morais. A acusação é de que a fabricante de medicamentos colocou no mercado produto proibido pela Anvisa (Angência Nacional de Vigilância Sanitária). A divulgação foi feita para que consumidores possam participar da ação, caso tenham sofrido algum dano.

A ação foi apresentada em fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Qualidade de Vida e do Meio Ambiente para as Futuras Gerações. A argumentação é de que a empresa, uma das maiores farmacêuticas do mundo, em 99 obteve autorização da Anvisa para vender o medicamento Vioxx, antiinflamatório para artrite e dores musculares e em 2004 foi retirado de circulação.

Constatou-se que o componente Rofecoxib tinha como efeito colateral o risco de problemas cardiovasculares em caso de uso prolongado. A entidade afirma que na época a farmacêutica se dispôs a ressarcir quem comprou o medicamento e sustenta que a multinacional tinha conhecimento dos riscos, traz longo histórico sobre o produto e fundamenta seu pedido de indenização em favor de pacientes que utilizaram o Vioxx.

O titular da Vara, Dorival Moreira dos Santos, determinou prazo de 15 dias para as empresas se defenderem e a publicação de edital para que os consumidores tomem conhecimento da existência da ação e se habilitem no prazo de 30 dias caso tenham interesse.

Nos siga no Google Notícias