ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Ação que investiga fraudes no Incra/MT faz prisão em MS

Redação | 21/12/2008 14:11

A operação que investiga fraudes no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de Mato Grosso cumpriu mandado de prisão em Mato Grosso do Sul. Conforme o site Terra, foram detidas pessoas em Amambai (MS), Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT), Cáceres (MT), Sinop (MT), Itaúba (MT), Novo Horizonte (SP) e Tupassi (PR).

As prisões foram acatadas pelo juiz da 1ª Vara Federal em Mato Grosso, Julier Sebastião Silva. De acordo com o procurador Mario Lúcio Avelar, do MPF (Ministério Público Federal) de Mato Grosso, as fraudes em títulos de terra investigados na região de Claudia e Itaúba podem ter causado prejuízo de R$ 14 milhões aos cofres públicos.

A investigação resultou na prisão do superintendente regional do órgão em MT, João Bosco de Morais. Ele foi exonerado.

O grupo mudava títulos de terra de fazendas que passariam por desapropriação para áreas devolutas do Estado ou da União, situadas em regiões da Floresta Amazônica, e informavam que as terras estavam aptas para assentamentos.

Segundo o Código Florestal, essas áreas são restritas para desmatamento. Para o MPF-MT, as supostas fraudes investigadas no Incra têm fomentado a indústria madeireira, pois as áreas escolhidas eram de floresta ainda intacta.

Nos siga no Google Notícias