ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Ações na justiça aumentam 67%; julgamentos crescem menos

Redação | 08/01/2008 13:23

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul distribuiu, em 2007, 39.639 mil processos, dos quais 37.571 foram julgados. Os números representam um aumento de 67,31% na distribuição. Nos julgamentos, porém, a alta é um pouco menor, de 49%, o que aponta para o representamento de processos a serem finalizados pela segunda instância do judiciário.

O TJ atribui o crescimento a aumento do número de habitantes e, principalmente, à ampliação do acesso da população à justiça. Já em relação à produção, que o número de casos finalizados, o órgão diz que estão sendo adotadas medidas administrativas para atender a demanda, sem que para isso precise, necessariamente, aumentar o quadro de pessoal.

Apesar da afirmação, já existe um projeto de lei aprovado pela Assembléia Legislativa, que está aguardando sanção, criando mais quatro cargos de desembargador na corte. No ano passado, um outro projeto de lei aprovado, e já sancionado, criou 90 cargos para suprir a demana de pessoal n o TJ e em comarcas do interior.

Conforme os dados divulgados pelo TJ, no ano passado o número de processos que tramitou na segunda instância fez com que cada desembargador ficasse com 1,5 mil casos, em média. Isso é cinco vezes mais do que prevê o regimento interno do Tribunal.

Nos siga no Google Notícias