ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Acusado de corrupção, Livrado Braga ficará em liberdade

Redação | 27/01/2009 08:26

O ex-diretor da Colônia Penal de Campo Grande, Livrado Braga, foi condenado a 3 anos e 10 meses de prisão, mas teve a pena convertida em trabalho à comunidade e multa de 5 salários mínimos, que serão repassados as entidades sociais.

A sentença por corrupção passiva e falsificação de documentos foi proferida no dia 23 de janeiro, pelo juiz da 2ª Vara Criminal, Luiz Carlos Ataíde, depois de denúncia envolvendo ex-diretores, presos e agentes penitenciários.

No total foram relacionados 13 réus, acusados de participação em esquema de facilitação de saídas de detentos do semi-aberto para ação criminosa, com prática de assaltos, furtos e assassinatos.

A maior pena, de 6 anos e um mês, foi aplicada ao preso Mário Estevão Pereira. Ele é apontado como chefe do esquema. Na conta da filha de Mário , Ariadne Waleska, eram depositados os valores para bancar as saídas irregulares da Colônia. Ariadne também foi acusada de participação, mas absolvida.

O grupo foi preso no dia 25 de abril, mas desde 21 de maio, Livrado Braga estava em liberdade, assim como outros 4 servidores, por conta de revogação da prisão provisória.

Também suspeitos de participação nas fraudes, os servidores do sistema penitenciário Luiz Carlos dos Santos, Gilmar Figueiredo, Ricardo Baís e Miguel Coelho foram absolvidos por falta de provas, segundo sentença do juiz.

Quando foi revelado o esquema, uma agenda foi apreendida na casa de Mário, mostrando que os detentos pagavam até R$ 1 mil a agentes penitenciários para "mentirem" sobre evasões na Colônia Penal Agrícola de Campo Grande e fraudarem cartas serviço, que comprovavam a permanência no emprego durante o dia.

Conforme a denúncia, cabia a Livrado da Silva Braga, falsificar documentos onde havia informações sobre evasões, para que os presos se livrassem de acusações caso fossem apontados como suspeitos de crimes.

A agenda funcionava como um livro-caixa, com anotações sobre os dias faltados e os respectivos presos, bem como o valor pago aos servidores da administração penitenciária.

Até a moto de um detento foi encontrada na casa do ex-diretor Livrado da Silva Braga, uma Yamaha XTZ, com documentação irregular.

Outros 4 detentos foram condenados por pagarem propina aos servidores públicos

Nos siga no Google Notícias