ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Acusados de dar golpes em 72 pessoas condenados a 8 anos

Redação | 13/11/2009 15:09

O juiz da 2ª Vara Criminal de Dourados, Jairo Roberto Quadros, condenou Gilberto Gabriel de Souza e Renato César Neves a oito anos e três meses de reclusão em regime fechado por estelionato e formação de quadrilha. Durante sete meses, eles aplicaram golpes em 72 pessoas em Dourados e região.

Conforme o processo judicial, Souza e Neves criaram a empresa Ponto Inicial Corretora de Seguro de Vida e Capitalização, em Dourados, para aplicar os golpes. Além de vender falsos títulos de capitalização, com a cobrança de pequeno valor de entrada e parcelas de valores insignificantes, eles venderam carros de terceiros e não repassaram o dinheiro.

Quadros destacou que eles usaram o nome da empresa Sul América Capitalização para dar o golpe. O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) ouviu 14 vítimas dos estelionatários e o 1º Distrito Policial registrou outros 58 boletins de ocorrência.

Organizados - "Consoante emerge dos elementos de convicção reunidos, perpetraram dezenas de golpes nesta cidade, em detrimento de um número impressionante de vitimas, em torno de setenta, deixando em sobressalto a coletividade local, face à dimensão e desdobramentos do caso", frisou o magistrado, sobre a audácia dos bandidos.

"Anunciaram preços extremamente atraentes, apenas com o propósito de captar pessoas, efetuaram ampla divulgação, prometendo a entrega de veículos que, sabiam, jamais se concretizaria. Tanto que, consoante salientado alhures, prometiam o mesmo veículo a mais de uma pessoa", observou.

Uma das vítimas, morador de Nova Andradina, Juliano Cardoso Costa, contou que depositou R$ 20 mil para receber um veículo da empresa. No entanto, os golpistas pegaram o dinheiro, mas não entregaram o carro. Eles também usavam os veículos deixados para vender para deixar na Ponto Inicial para exibi-los como se fossem de propriedade da corretora.

Outros golpes - Renato César Neves e Gilberto Gabriel de Souza também são acusados de cirar a Grandourados Corretora para dar golpes na segunda maior cidade do Estado. A Ponto Inicial fez as vítimas no período de agosto de 2005 e março de 2006.

A sentença do juiz Jairo Roberto Quadros é de 29 de setembro deste ano. O edital com a sentença de condenação será publicado no Diário Oficial da Justiça de segunda-feira. Eles poderão recorrer da decisão na 2ª Vara Criminal ou no Tribunal de Justiça.

Nos siga no Google Notícias