ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Adalberto diz que Neorad “acabou” com fila por tratamento na radioterapia

Edivaldo Bitencourt e Bruno Chaves | 29/08/2013 16:14
Siufi presta depoimento na CPI da Assembleia Legislativa e defende Neorad (Foto: Bruno Chaves)
Siufi presta depoimento na CPI da Assembleia Legislativa e defende Neorad (Foto: Bruno Chaves)

O médico Adalberto Siufi defendeu a Neorad, sua clínica particular, em depoimento à CPI da Saúde da Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (29). Ele disse que graças ao convênio firmado com a empresa, em setembro de 2007, zerou a fila pelo tratamento de radioterapia em Campo Grande.

Conforme a Operação Sangue Frio, da Polícia Federal, o médico manipulou a rede de tratamento na Capital para beneficiar a Neorad, que cobrava valores até 70% acima da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde).

Ele contou, na CPI, que a Neorad foi construída com recursos obtidos pelo FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste). No entanto, não informou o montante liberado pelo Governo federal.

A clínica foi construída para atender convênios e particulares. No entanto, em 14 de setembro de 2007, após aval do Conselho Estadual de Saúde, a prefeitura contratou a Neorad para atender pelo SUS.

Na época, a fila de pacientes com câncer aguardando tratamento era imensa. No entanto, Adalberto não informou quantas pessoas esperavam pelo tratamento na época. Ele contou que zerou a fila.

Em 31 de março de 2010, a prefeitura alegou irregularidades no convênio e rescindiu o contrato. Em 17 de novembro de 2010, o município voltou a firmar novo convênio com a Neorad. Na ocasião, 210 pacientes estavam na fila por tratamento.
Ele disse que, atualmente, a Neorad presta serviço apenas a Santa Casa de Campo Grande. O hospital já anunciou o rompimento com a empresa de Siufi, mas a rescisão depende da instalação dos equipamentos e da aprovação da Agência Nacional de Energia Nuclear. O processo deve levar, no mínimo, três anos.

Nos siga no Google Notícias