ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Adiado de novo julgamento sobre transferência de presos

Redação | 24/03/2010 08:57

Foi adiada mais uma vez, nesta manhã, a decisão da Seção Criminal do TJ Tribunal de Justiça) de Mato Grosso do Sul sobre o recurso da Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário)que tenta derrubar a decisão mandando transferir 663 presos de unidades penais de Campo Grande, como forma de desafogar os presídios, que estão superlotados.

Agora, o processo só volta a ser apreciado no dia 7 de abril.

O recurso das Agepen seria julgado na semana passada, no dia 17 de março, mas não foi possível por falta quórum. Hoje, em seção extraordinária, o julgamento chegou a ser iniciado e três desembargadores já haviam se manifestado, contrários à Agepen, quando foi pedido vistas do processo pelo desembargador Carlos Contar.

Enquanto o caso não volta a ser julgado, o prazo de 120 dias dado à Agepen pelo juiz da Primeira Vara de Execuções Penais de Campo Grande, Francisco Gerardo, fica suspenso. Ele venceu na semana passada.

A Agepen diz que não tem como cumprir a determinação do juiz no momento. O argumento é de que o sistema carcerário de todo o Estado está lotado e que novas vagas em Campo Grande só vão surgir com a inauguração do complexo da Gameleira, em implantação em Campo Grande.

No local, está prevista a criação de mil vagas, em três unidades nas quais os internos vão trabalhar no próprio estabelecimento, no regime intramuros.

A inauguração dessa unidade, que estava prevista para este mês, vai liberar o presídio de Dois Irmãos do Buriti. Atualmente, estão no local detentos do semi-aberto transferidos de Campo Grande, também por determinação judicial.

Nos siga no Google Notícias