ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Administrador da Funai aciona PF depois de ser agredido

Redação | 13/01/2009 21:47

O administrador da Funai em Campo Grande, Jorge Antonio das Neves, pretende formalizar amanhã à Polícia Federal agressão sofrida na manhã de hoje.

Ele conta que levou um soco no rosto do índio kadiwéu, Fernando Mashua, durante reunião sobre impasse referente ao órgão em Bonito.

No município existe uma disputa pelo cargo de administrador local. Alguns índios querem a saída do terena Miguel Jordão. Na quarta-feira o grupo obrigou o chefe do posto a deixar a função e fecharam o órgão em Bonito.

Ontem, Jorge das Neves esteve no município, para tentar uma solução para o impasse que já mantinha o prédio fechado por 5 dias, depois do protesto que reuniu cerca de 200 índios.

A Funai só foi reaberta ontem, após reunião entre o administrador de Campo Grande, os lideres kadiwéu e o retorno de Miguel ao trabalho.

Hoje os índios que apóiam Miguel Jordão vieram à Capital e acusaram Jorge das Neves de tentar "derrubar" o chefe da Funai do cargo em Bonito, relata Jorge. No momento mais quente da discussão, um dos índios acabou agredindo o administrador regional.

Jorge das Neves diz que não pretendia acionar a Polícia, mas foi orientado ao contrário. "O delegado explicou que como tenho cargo público preciso tomar esse tipo de atitude para evitar novas agressões", justifica. A ocorrência será registrar na Polícia Federal porque se tratar de órgão federal e envolver questão indígena.

Durante a conversa de segunda-feira, Jorge se comprometeu a repassar à sede do órgão, em Brasília, todos pedidos dos indígenas, que também cobram mais recursos, mas hoje algumas lideranças voltaram a procurá-lo na Capital.

Nos siga no Google Notícias