ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Adolescente indígena era mantida presa no Giocondo Orsi

Redação | 10/10/2008 11:19

Uma adolescente indígena de 16 anos era mantida em cárcere privado no bairro Giocondo Orsi, em Campo Grande, em condições de escravidão. A denúncia é do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza, respaldada pela Funai de Dourados, que conseguiu resgatar a garota na manhã de hoje da residência, onde trabalhava como empregada doméstica.

A menina foi trazida há 11 meses de aldeia de Laguna Caarapã. Convencida de que iria receber salário e ter tempo para estudar, a garota guarani conta que deixou a casa da família, a 280 quilômetros da Capital.

Em Campo Grande, diz que nunca teve qualquer promessa cumprida. Com rosto triste, a adolescente fala de uma rotina dura de trabalho, das 7 horas até após às 19 horas. Cabia a ela todo tipo de tarefa doméstica, relata.

A casa onde a garota foi encontrada é da advogada, identificada pela menina como Cristiane Brum Monteiro, informa o CDDH, que segundo apurou o Centro foi auxiliada por uma costureira de Dourados, chamada Joane. Essa mulher encontrou a garota na aldeia e a encaminhou a Campo Grande, em novembro.

A denúncia partiu de vizinhos. Nesta sexta-feira, quando a equipe do CDDH, junto com uma assistente social da Funai, chegou para retirar a menina da residência, enfrentou resistência de um dos filhos da advogada.

Nos siga no Google Notícias