ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Adventistas pedem no STF mudança de data de concurso

Redação | 29/07/2010 07:54

Cinco candidatos inscritos no concurso do Mpu (Ministério Público da União) ajuizaram mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar alterar o dia da prova para cargos de nível superior.

O exame está marcado para 11 de setembro, um sábado, dia sagrado e de contemplação a Deus para os fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Outra opção prevista na ação seria permitir que estes candidatos fizessem a prova somente após o pôr do sol.

Quatro dos cinco impetrantes adventistas são bacharéis em Direito; outro é formado em História. Para eles, a alteração da data está fundamentada na Constituição, quando se fala em direito à liberdade religiosa em uma sociedade pluralista e democrática. "A importância dos dias religiosos também é reconhecida pelo Direito Internacional e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos", afirmaram os impetrantes.

De acordo com a assessoria de imprensa do STF, no mandado de segurança, o pedido principal é para que a data da prova seja alterada para outro dia da semana, de preferência no domingo.

Também foi feito um pedido alternativo para que os candidatos cheguem ao local da prova no horário estabelecido, porém esperem o pôr do sol num local onde permaneçam isolados e incomunicáveis, para só depois realizarem a prova.

Para "resguardar a integridade espiritual", os candidatos pedem ainda que lhes seja permitido ler a Bíblia durante as horas sabáticas

Nos siga no Google Notícias