ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Aeroporto da Capital vira "rota de escape" para o de Cuiabá na Copa

Aline dos Santos | 08/05/2014 09:56
Campo Grande será alternativa em caso de necessidade. (Foto: Marcos Ermínio)
Campo Grande será alternativa em caso de necessidade. (Foto: Marcos Ermínio)

O Aeroporto Internacional de Campo Grande será alternativo ao de Cuiabá durante a Copa do Mundo, que começa no próximo dia 12 de junho. De acordo com Circular de Informação da Aeronáutica, outros cinco aeródromos poderão ser utilizados, em caso de necessidade, para quem tem como destino o aeroporto da capital de Mato Grosso, uma das cidades-sedes dos jogos.

Além de Campo Grande, as opções são Brasília, Goiânia, Palmas, Barra do Garças e Vilhena, conforme o Portal da Copa. Em caso de fechamento de aeroporto por condições meteorológicas adversas, o planejamento prevê um esquema de aeroportos alternativos de acordo com o tipo de aviação.

Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, as alternativas podem ser utilizadas, por exemplo, caso o aeroporto de Cuiabá feche em decorrência de condições meteorológicas. Mas o fato de ser opção, não exige alteração na estrutura do aeroporto de Campo Grande, somente a parte operacional ficará em alerta. Cabe à empresa aérea a responsabilidade de levar o passageiro ao destino final. Todas as doze cidades-sedes tem plano de aeroportos alternativos.

Conforme o Guia Prático de Consulta sobre as Alterações do Espaço Aéreo para a Copa do Mundo, publicado pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), serão adotadas restrições no espaço aéreo das cidades-sedes nos dias jogos: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

De acordo com a assessoria de imprensa da FAB (Força Aérea Brasileira), as restrições serão no entorno dos estádios. A previsão é que as medidas de segurança tenham impacto em 800 voos entre 12 de junho e 13 de julho.

As medidas de restrição preveem três diferentes áreas. Na reservada, que abrange a área terminal da cidade, poderão voar todas as aeronaves identificadas. Na área restrita, com raio de 12,6 quilômetros não poderão entrar as aeronaves da aviação geral e táxi aéreo.

Na área proibida, com raio de 7,2 km, só poderão entrar aeronaves de segurança e de captação de imagens previamente autorizadas. As áreas de exclusão aérea serão ativadas somente nas cidades-sede e tem sua ativação de acordo com horário do início do jogo.

Para a abertura e a final, as áreas serão ativadas três horas antes e quatro horas após o início do jogo. Para os jogos da primeira fase da competição, o tempo de restrição será de uma hora antes e três horas depois. Nas demais fases, uma hora antes e quatro horas depois.

Nos siga no Google Notícias