ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Agência quer tarifa que compense conservação de água

Redação | 23/11/2009 15:54

O presidente nacional da ANA (Agência Nacional de Águas), José Machado, defendeu a compensação dos 60 produtores rurais pela preservação do Córrego Guariroba, principal responsável pelo abastecimento de água de Campo Grande. A medida será implantada por meio do programa Produtor de Águas, já desenvolvido no município de Extrema (MG).

Com a medida, segundo Machado, os moradores da área urbana compensariam os produtores pela preservação do sistema e pela garantia do abastecimento. Isto representaria aumento no valor da tarifa paga pelos consumidores da Capital, já que a Águas Guariroba repassaria os custos do sistema.

"Poderá ocorrer algum aumento de tarifa", admitiu Machado, ao participar do 2º Ciclo de Debates sobre Gestão Integrada de Recurso Hídricos no Brasil, promovido pelo Senado Federal na Assembléia Legislativa como parte da programação do 18º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.

"Para garantir a qualidade de água, vale a pena pagar por isso", ressaltou o presidente da ANA, que defendeu a indenização dos produtores rurais pela preservação da área do Córrego Guariroba.

O debate contou com a participação da senadora Marisa Serrano (PSDB), que é presidente da sub-relatoria das Águas da Comissão de Meio Ambiente do Senado. Ela também defendeu a compensação dos produtores rurais pela preservação.

O programa Produtor das Águas está sendo discutido pelo MPE (Ministério Público Estadual). A Promotoria de Meio Ambiente já promoveu reunião com os produtores rurais, a concessionária do serviço público e representantes da prefeitura para discutir o assunto.

Nos siga no Google Notícias