ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Agentes reivindicam mudanças no Instituto Penal

Redação | 29/12/2008 11:45

O Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso do Sul preparou um ofício no qual solicita mudanças no IPCG (Instituto Penal de Campo Grande). Os servidores reivindicam que a visita aos detentos seja dividida em dois dias e que o efetivo seja ampliado.

Segundo o presidente da entidade, Fernando Anunciação, as medidas contribuem para a redução de rebeliões, como a que destruiu o Pavilhão II, o setor administrativo e a biblioteca do IPCG. Ele afirma que no dia 24 de dezembro, quando ocorreu o último motim, apenas três agentes estavam no local onde as facções criminosas se confrontaram.

Em toda a unidade, havia nove servidores. Para o presidente do Sindicato, outra medida que poderia reduzir a tensão no presídio é a divisão do horário de visitação. Atualmente, familiares podem entrar na unidade no sábado e a entidade propõe que os presos de um pavilhão recebam visita no sábado e do outro no domingo.

Com o número reduzido de agentes para revistar os visitantes, eles são obrigados a ficar muito tempo à espera no momento da entrada. Anunciação estima que para atender aos mil homens do IPCG seriam necessários 30 agentes por turno. Anunciação foi hoje pela manhã à sede da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) para entregar o documento ao presidente da Agência, Deusdete de Oliveira. No entanto, ele estava reunido com o diretor do IPCG, Tarley Barbosa.

Destruição - Eles fizeram uma análise da situação da unidade depois do motim. Ainda não ficou definido quando a visita na unidade será retomada. Somente depois da avaliação de um técnico da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul), para averiguar se a estrutura da unidade não ficou comprometida, Oliveira anunciará quando voltará a ser feita a visitação. Hoje à tarde o presidente do Sindicato entregará o ofício na Agepen, na governadoria e na Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e de Segurança).

Nos siga no Google Notícias