ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Agepen elabora plano para suspender prisão domiciliar

Redação | 29/01/2010 11:55

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou, por meio da assessoria de imprensa da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), que ainda está elaborando um plano de ação para cumprir a decisão que determinou a suspensão da prisão domiciliar para 83 presos liberados do presídio de Dois Irmãos do Buriti.

O plano vai esclarecer qual será o procedimento para que eles retornem ao regime semiaberto. O documento será concluído na próxima semana.

Conforme informações obtidas pelo Campo Grande News,os presos têm prazo de primeiro a 10 de fevereiro para retornarem ao presídio de Dois Irmãos.

O desembargador em exercício Manoel Mendes Carli determinou o retorno ao regime semiaberto dos autores de homicídio qualificado, roubo qualificado, latrocínio, extorsão mediante seqüestro e qualificada pela morte, estupro, atentado violento ao pudor, exploração sexual de crianças e adolescentes e tortura. A liminar, válida por 90 dias, atende a mandado de segurança impetrado pelo Estado, por meio da PGE (Procuradoria Geral do Estado).

No início de janeiro, decisão da 1ª Turma Criminal do TJ/MS determinou a soltura dos internos, pois eles deveriam estar no regime semiaberto, mas cumpriam pena no sistema fechado. O pedido de liberação partiu da Defensoria Pública.

Dos 307 presos que estavam no presídio, 145 foram liberados desde o último dia 18. Desta forma, 62 permanecerão em liberdade. Sete já cumpriam pena em regime fechado e 45 foram transferidos para a CPA (Colônia Penal Agrícola) de Campo Grande.

Outros 80 internos, que ainda aguardavam a liberação, permanecerão presos em Dois Irmãos por 90 dias, prazo estabelecido pela liminar.

Nos siga no Google Notícias