ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Agetran faz ronda para multar infratores nos bairros

Redação | 15/03/2010 16:10

Os agentes municipais de trânsito começaram a multar, a partir de hoje, os infratores em fiscalização realizada nos bairros da periferia de Campo Grande. Na semana passada, a operação tinha caráter educativo.

Segundo o chefe de fiscalização de trânsito, Carlos Guarine, os fiscais vão estar em 36 rotas para fiscalizar e notificar os condutores irregulares. São 36 agentes. Com o concurso realizado para novas contratações, a operação terá reforço de mais 20 profissionais. No entanto, ainda estará longe do ideal, que é ter 80 agentes.

De acordo com o responsável pela fiscalização de trânsito da Agetran, Eder Vera Cruz, as infrações mais comuns são referentes a motociclistas, falta de cinto de segurança, estacionamento irregular e conversão em local proibido.

Os motoqueiros trafegam com a viseira levantada, o que é considerado infração gravíssima, com sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), R$ 191 de multa e mais a suspensão do direito de pilotar. Também é comum não andar com o capacete preso à cabeça ou estar no braço.

Outra irregularidade grave é transportar criança menor de sete anos na motocicleta. "A criança pode até ter sete anos, mas precisa ter equilíbrio e se segurar", comentou Vera Cruz.

Também é comum flagrar estacionamento irregular, como deixar o carro na contramão, em cima da calçada ou em local proibido. O uso de telefone celular até por motociclista e a ausência do cinto de segurança foram outras irregularidades cometidas frequentemente, conforme balanço da operação realizada na semana passada.

Multas -Durante ronda nos bairros Parati, Centenário e Aero Rancho, na saída para Sidrolândia, os agentes de trânsito multaram quatro condutores, sendo três por falta de cinto de segurança e uma motocicleta Biz por estacionamento irregular.

No período de quase uma hora, o número só não foi maior porque oito veículos estacionados irregularmente não foram notificados. Os donos de três automóveis, quatro motocicletas e um caminhão foram orientados a remove-los.

Os condutores multados não quiseram se manifestar sobre a operação. No entanto, a comunidade apóia a realização das "blitze". A cabeleireira Maria Goreti, 47 anos, afirmou que a Rua da Divisão, no Conjunto Parati, é bem sinalizada, mas os motoristas não respeitam o semáforo e a placa de "Pare".

Ela contou que vê acidente toda semana, principalmente, envolvendo motos. "Mesmo o local sendo bem sinalizado, a via é perigosa", afirmou.

O garapeiro José Maria da Silva, 62, afirmou que as irregularidades cometidas no trânsito são inúmeras no local. Ele disse que a maioria avança sinal. Hoje de manhã, um motorista invadiu a preferencial e atropelou um motociclista.

No Conjunto Aero Rancho, o comerciante Aparecido Berto da Silva, 37, contou que os motociclistas não respeitam nem o quebra-molas instalados na Avenida Rachel de Queiroz. "Passam correndo e não respeitam a velocidade (de 30 quilômetros por hora)", comentou.

Nos siga no Google Notícias