ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Agraer e IBGE se encontram para avaliar limites territoriais do Estado

Nyelder Rodrigues | 13/09/2016 22:55

Dirigentes do do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) se reuniram nesta terça-feira (13) com o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, para discutir questões relativas aos limites territoriais de Mato Grosso do Sul.

A intenção da discussão é a de garantir as delimitações dos municípios nas linhas de divisa, sem ferir a soberania de estados vizinhos. Por isso, também estiveram em pauta na reunião um convênio de cooperação técnica.

"Temos a necessidade de solucionar demandas referentes aos limites com Paraná e Goiás e há, no Estado, de 10 a 20 municípios que necessitam de ajustes nos limites territoriais", justifica Felini.

Segundo o gerente da Divisão Territorial Brasileira do IBGE, José Henrique da Silva, as questões analisadas, por ora, são as referentes às ilhas que estão no rio Paraná, na região de Mundo Novo e Naviraí - onde Mato Grosso do Sul faz divisa com o Estado do Paraná.

José Henrique também afirma que outros estados adotaram medida semelhante para resolver os conflitos internos de territorialidade, citando como exemplo Mato Grosso, Bahia, Santa Catarina e Maranhão.

"Estamos buscando alternativas para solucionar os problemas sem ferir a soberania seja ela municipal ou estadual. Tudo para dar mais segurança aos envolvidos sem gerar conflitos futuros", frisa.

Nos siga no Google Notícias