ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Agricultores jovens terão bolsa de R$ 100 para estudar

Redação | 26/02/2008 22:56

Mato Grosso do Sul está entre os 21 estados que oferecerão o programa federal Saberes da Terra. O objetivo do programa é oferecer Ensino Fundamental com qualificação profissional para agricultores alfabetizados que estão fora da escola. Serão 35 mil vagas no País. Os beneficiários vão receber bolsa bimestral de R$ 100 caso cumpram 75% de freqüência escolar.

O programa vai atender agricultores de 18 a 29 anos. Eles terão curso no sistema de alternância tempo-escola (aulas presenciais) e tempo-comunidade (pesquisa, estudo e prática agrícola). A formação, que equivale ao ensino fundamental com qualificação profissional em agricultura familiar, será de 2,4 mil horas,  1,8 mil das quais em tempo-escola. A duração do curso é de 2 anos.

O eixo principal do ensino será a agricultura familiar e a sustentabilidade. O currículo está dividido em cinco partes: sistemas de produção e processo de trabalho agrícola; desenvolvimento sustentável e solidário; economia solidária; cidadania, organização social e política pública; agricultura familiar, etnia, cultura e identidade.

Nos siga no Google Notícias