ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Agricultores recebem escrituras de lotes em Ribas do Rio Pardo

Mariana Lopes | 29/11/2012 07:21
O governador André Puccinelli entregou 60 escrituras aos agricultores da Associação Santa Amélia (Rachid Waqued)
O governador André Puccinelli entregou 60 escrituras aos agricultores da Associação Santa Amélia (Rachid Waqued)

Foram entregues ontem 60 escrituras para famílias da Associação Santa Amélia. A área doada tem 462 hectares, sendo que cada lote tem 7,7 hectares que integram a Fazenda Nossa Senhora das Graças, em Ribas do Rio Pardo, cidade distante 103 quilômetros de Campo Grande.

As escrituras foram entregues pelo Governo do Estado, em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

A fazenda foi adquirida através do CPR (Projeto de Combate à Pobreza Rural), do PNCF, pelo valor R$ 3,2 milhões, montante dividido entre os associados da Associação Santa Amélia, que terão dois anos para começar a pagar o financiamento feito em 15 anos.

Cada lote individual conta ainda com a área de reserva legal, bem como as áreas de preservação permanente que serão administradas de forma condominial pelos 60 beneficiários da associação.

Os futuros proprietários da fazenda Nossa Senhora das Graças receberão ainda um valor não reembolsável de R$ 1,2 milhões, que deverá ser administrado para assistência técnica, construção de unidades habitacionais, perfuração de poço, implantação de rede de distribuição de água e de projeto produtivo.

O governador André Puccinelli participou da entrega das escrituras, quando destacou o término das dificuldades dos agricultores através da garantia de um local seguro para produzir e também colocou à disposição os serviços de consultoria técnica e rural da Agraer aos agricultores familiares.

Para o diretor-presidente da Agraer, José Antonio Roldão, a eficácia do Programa Nacional de Crédito Fundiário se aproxima do modelo real de uma reforma agrária beneficiando o produtor que há muito espera um pedaço de terra própria para poder produzir.

A agricultora familiar Márcia Freitas destaca o conforto e a segurança de iniciar uma produção agrícola deixando para trás as dificuldades. “A possibilidade de crescimento através de sua própria terra é um grande conforto”, disse Márcia.

Nos siga no Google Notícias