ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Águas das sitiocas em Dourados estão contaminadas

Redação | 25/06/2009 16:59

O Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) confirmou que a água consumida pelos moradores das sitiocas Campo Belo, Campina Verde e Alvorada, em Dourados, estão contaminadas com coliformes.

Conforme o gerente do Departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Dourados, Johnes Aniceto, a má qualidade da água consumida pela população daquela região se deve a falta da disponibilidade de água tratada. Aliado a isso, está a contaminação do lençol freático pelas fossas sépticas.

Para aliviar o problema dos moradores, a prefeitura do município está abastecendo as casas com água potável usando caminhões pipas. "Mesmo que as fossas sejam extintas a água continuará contaminada", disse Aniceto.

O prefeito Ari Artuzi (PDT), que recebeu o resultado das análises no final da tarde de ontem, disse que esta situação é intolerável. "O cidadão não pode viver sem água, ainda mais quando temos uma empresa como a Sanesul, que arrecada mensalmente em Dourados cerca de R$ 2 milhões, e o mínimo que esperamos é que reinvista parte deste dinheiro na cidade, por exemplo, na ampliação da rede de água em regiões como esta das sitiocas".

Uma das analise constata que os coliformes encontrados em uma das sitiocas são termoresistentes, ou seja, nem que o cidadão ferva a águas, ela vai estar própria para o consumo, pois as bactérias não morrem com a fervura.

A prefeitura aponta como solução definitiva a implantação de uma rede de água potável pela Sanesul. Enquanto isso, o prefeito promete que vai continuar fornecendo águas através de caminhões.

Nos siga no Google Notícias