ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Aldeia em Miranda comemora Dia do Índio Americano amanhã

Redação | 15/04/2009 13:55

Amanhã, 16 de abril, a comunidade Terena de Miranda, cidade a 205 quilômetros de Campo Grande, vai realizar uma série de atividades em comemoração ao Dia do Índio Americano, que é celebrado em 19 de abril. As festividades acontecerão na aldeia Mãe da Terra, e um dos objetivos do evento é o de resgatar a data e fazer um clamor com relação à necessidade de demarcação das terras indígenas no Estado.

A data será comemorada antecipadamente para que indígenas de outros lugares do país possam vir para cá, e depois participarem das festividades em seus respectivos Estados. Também estarão participando representantes do movimento Guarani e dos movimentos sociais de Mato Grosso do Sul.

Segundo os organizadores, o ato mais importante do evento será a "Caminhada pela Vida e Dignidade dos Povos Indígenas". Também estão programadas manifestações culturais como danças, rezas e outros rituais característicos do povo Terena.

Conforme Lindomar Ferreira, liderança da comunidade Mãe Terra, a celebração será um momento importante para a partilha e reflexão sobre os desafios da luta indígena em Mato Grosso do Sul e todo Brasil. "Estamos com a idéia de fortalecer a luta pela terra e pela defesa de nossos direitos", disse.

Nos siga no Google Notícias