ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Além de curta, validade de passaporte causa polêmica e transtornos

Zana Zaidan e Lidiane Kober | 17/03/2014 08:49

A regra em vigor para validade do passaporte brasileiro é motivo de dor de cabeça para quem planeja viajar para os Estados Unidos. O contra-censo, apontam passageiros e agentes de viagem, está na validade do visto exigido para viajar para o país: enquanto a licença para entrar dura 10 anos, o documento vale somente pela metade do tempo, cinco anos. O ideal, acrescentam, seria que a validade fosse estendida.

“Quando o passaporte vencer, o visto ficará nele, mas é preciso emitir um passaporte novo. Desta forma, o passageiro terá que viajar com os dois documentos”, esclarece a agente de viagens Marcella Romeiro. Há oito anos no ramo, Marcella afirma que a regra em vigência é um dos principais transtornos para os viajantes. “Vemos todos os dias passageiros que na hora H não conseguem embarcar porque estavam com o passaporte novo, mas esqueceram de levar o com o visto”.

Além da dor de cabeça na hora de viajar, para obter um novo documento, o processo começa do zero: é preciso providenciar toda a documentação requerida, preencher pela internet um formulário disponível no site da Polícia Federal e agendar um horário em um dos postos de atendimento, e, ainda, aguardar, em média, cinco dias para retirada do documento. Soma-se a isso a taxa de emissão: R$ 156,07.

Também agente de viagens, Everton Van der Laan vai mais além e afirma que 90% dos clientes que procuram pacotes de viagem internacionais têm os Estados Unidos como destino. “É mesmo incoerente o documento valer por prazo tão inferior ao visto, enquanto a maioria viaja para lá”, reforça.

Evandir comenta a burocracia para emissão do passaporte (Foto: Simão Nogueira)
Evandir comenta a burocracia para emissão do passaporte (Foto: Simão Nogueira)
Eliza lembra dificuldade para tirar o documento em casos de emergência (Foto: Simão Nogueira)
Eliza lembra dificuldade para tirar o documento em casos de emergência (Foto: Simão Nogueira)

Do lado de quem viaja, a burocracia para emissão do passaporte é apontada como outro empecilho diante do prazo curto e validade. “Há três meses minha esposa está tentando tirar o passaporte. Se a validade fosse igual à do visto, facilitaria a vida de muita gente”, opina o técnico agrícola Evandir Pontel, 46 anos.

A comerciante Eliza Nunes, 35 anos, considera os transtornos enfrentados caso fosse necessário voltar dos Estados Unidos às pressas. “Imagine você, lá, trabalhando e com visto de 10 anos, e precisar voltar para uma emergência e o passaporte estar sem validade. Se aumentasse, seria bem melhor”.

Burocrático – Além da demora, as instalações do posto de atendimento para emissão do passaporte no Shopping Campo Grande são um fator à parte. Até a própria Polícia Federal considera o espaço “desconfortável” e admite que há muitas reclamações de usuários. “Recebemos queixas do público, que alegam que o espaço está muito apertado”, explica a delegada-chefe de Imigração da PF, Flávia Renata.

Outro inconveniente é que, além dos R$ 156 cobrados, é preciso desembolsar o valor do estacionamento do Shopping Campo Grande pelo menos duas vezes – ao dar entrada no pedido de emissão e na hora de retirá-lo. Desde novembro do ano passado, o posto saiu da sede da PF e hoje funciona no shopping.

Posto de atendimento da PF é considerado "desconfortável" pela própria instituição (Foto: Marcos Ermínio)
Posto de atendimento da PF é considerado "desconfortável" pela própria instituição (Foto: Marcos Ermínio)

Projeto de lei – O Projeto de Lei 5033/13 que tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados aumenta o período de validade do passaporte para dez anos. O objetivo, aponta o autor do projeto, deputado Fernando Jordão (PMDB-RJ), é reduzir os custos de emissão do documento.

A mudança é comemorada. O empresário Luiz Carlos Johann, 51 anos acredita que deve facilitar a vida da população. É uma boa ideia. Tem a chance de alguém ‘fora da lei’ ser beneficiado, mas de forma geral, os benefícios prevalecem”, defende. “É uma mudança necessária, que atende aos passageiros e pode desafogar o sistema de emissão”, acrescenta Everton. “Se aprovado, será interessante para quem esquece um dos passaportes e facilitar a rotina das agências de viagem”, diz Marcella.

A superintendência da Polícia Federal não quis se manifestar até que o projeto de lei seja efetivamente aprovado e a mudança entre em vigor. Quanto ao posto de atendimento, a PF afirma que negocia com o Shopping Campo Grande um espaço maior e, caso não seja atendida, estuda voltar para o local original, na Vila Sobrinho.

Nos siga no Google Notícias