ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Além de não entregar kits, escolas municipais pedem até sabonetes

Viviane Oliveira | 14/02/2014 16:33
Leitor reclama de lista de material. Ele diz que concorda em comprar apenas material de uso individual.
Leitor reclama de lista de material. Ele diz que concorda em comprar apenas material de uso individual.

Como se não bastasse a falta dos kits escolares e os uniformes na rede municipal de ensino, os pais têm reclamado de uma lista de material solicitada pelas escolas de tempo integral, em Campo Grande. No entanto, apesar de ser proibida pelo Ministério da Justiça, a escola exige a compra de produtos de uso coletivo.

O funcionário público de 25 anos, que pediu para não ser identificado, diz que no primeiro dia de aula o sobrinho de 6 anos, que está na 1º série, na Escola Ana Lúcia de Oliveira Batista, no bairro Paulo Coelho Machado, chegou em casa com uma lista gigantesca.

Ele afirma que concorda em comprar o material de uso individual, também solicitado pela escola, mas não endente o pedido dos outros itens. “Eles pedem vários lápis, borrachas e folhas sulfites, que com certeza, será usado pela coletividade”, diz.

O tio conta que este é o segundo ano que o sobrinho estuda na escola. “No meio do ano passado foi solicitada uma lista, mas a escola pediu somente material de uso individual. Minha mãe, que cuida do neto e do irmão dele que tem menos de 2 anos, assustou com o pedido desse ano”, reclama o servidor.

Luiza cuida de duas netas e reclama da situação. (Foto: Cleber Gellio)
Luiza cuida de duas netas e reclama da situação. (Foto: Cleber Gellio)

No bairro Guanandi, a dona de casa Luiza Helena Gonçalves, 53 anos, também reclama da situação. Ela cuida de duas netas, de 6 e 8 anos, que estudam em escola municipal também. “Eu tive que gastar R$ 90 para comprar os materiais das duas”, diz.

Para algumas pessoas pode ser pouco o valor, no entanto, a senhora conta que o dinheiro estava destinado para as despesas da casa. “Isso pra mim é um absurdo. Eu nunca vi uma situação como esta”, lamenta.

Na semana passada, o prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP), garantiu que mesmo sem licitação os alunos das escolas municipais vão receber os uniformes. Além do vestuário, os kits escolares também chegarão com atraso.

Estes foram adquiridos por R$ 2,2 milhões, através de processo licitatório por menor preço, e serão fornecidos pela empresa Brink Mobil Equipamentos Educacionais. A licitação só teve o resultado publicado no Diário Oficial de Campo Grande nesta semana.

A Reme (Rede Municipal de Ensino) é composta por 94 escolas e 96 Ceinfs (Centros de Educação Infantil). Ela atualmente atende 21.845 alunos.

Nos siga no Google Notícias