ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Alerta de tornado espalha medo, mas MS teve apenas chegada de frente fria

Aline dos Santos | 15/07/2015 12:08
Trazida por frente fria, chuva não impediu a algazarra dos pássaros.  (Foto: Marcos Ermínio)
Trazida por frente fria, chuva não impediu a algazarra dos pássaros. (Foto: Marcos Ermínio)

Um alerta de tornado espalhou pânico em grupos de WhatsApp, mas o que a meteorologia registrou de concreto foi a entrada de uma frente fria em Mato Grosso do Sul na madrugada desta quarta-feira. Após o vendaval de sábado em diversas cidades do Estado e um tornado no vizinho Paraná, o tom alarmista da mensagem deixou muita gente preocupada.

“Assustou as pessoas. Muita gente me ligou. Nós estamos na linha dos tornados. Há possibilidade em qualquer lugar. Mas não podem se apavorar nesse grau”, afirma a meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos), Cátia Braga. De acordo com ela, a chegada da frente fria, que leva o nome de sistema de baixa pressão, sempre resulta em eventos importantes na atmosfera.

“A frente fria sempre vem com chuva e descarga elétrica, mas nada além da conta”, explica. A meteorologia produz as informações que são repassadas à Defesa Civil. Em caso de alertas, é o serviço que vai divulgar as orientações à população. “ A responsabilidade do alerta é da Defesa Civil, que não fará desta maneira alarmista, diz Cátia

Na mensagem, é citado que “funcionários da Epagri estão orientando a tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada pois nessa madrugada a incidência de raios será muito acima do normal”.

Entretanto, conforme a assessoria de imprensa da Epagri/Ciram (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural/Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), o comunicado é falso. A repercussão foi tamanha que a instituição teve que publicar comunicado de esclarecimento.

Durante períodos de fortes chuvas com descargas atmosféricas e vendavais, a Energisa, concessionária de energia elétrica no Estado, dá as seguintes orientações: não se aproximar de fios da rede de energia que estiverem rompidos ou caídos no chão e nunca tentar retirar galhos de árvores que estiverem em contato com a fiação elétrica.

E o tempo? - Temores à parte, a frente fria já “entrou” e deve cruzar o Estado nesta quarta-feira. No período da manhã, somente o extremo Norte ainda não tinha registro de chuva. Tradicionalmente, depois da frente fria vem a massa de ar polar. Mas a promessa é de que o frio será moderado nos próximos dias.

“Não vai trazer frio muito intenso. Abaixa a temperatura, mas não vai ser um declínio muito significativo. A mínima amanhã na Capital será de 15ºC”, afirma Cátia Braga. Na região Sul, que contempla municípios como Amambai e Ponta Porã, a mínima será de 13ºC.

A partir de domingo, a previsão é que a chuva cesse por 15 dias. O período será marcado por elevada amplitude térmica em Campo Grande. Com frio de 16ºC ao amanhecer e calor perto dos 30ºC no decorrer do dia.

O Inverno atípico pelo volume de chuva é provocado pelo fenômeno El Niño. “Esse Inverno está mais quente do que o normal e com chuva acima da média . No fim do Inverno, em setembro, a temperatura será bastante elevada, com tendência de 40ºC”, diz a meteorologista.

Nos siga no Google Notícias