ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Centro de pesquisa emite alerta máximo sobre chuva dos próximos dias para MS

Jorge Almoas | 03/03/2011 15:28

Análises mostram que precipitações elevam risco de alagamento, enchentes e deslizamentos

Chuva inundou ruas ontem, em Campo Grande.
Chuva inundou ruas ontem, em Campo Grande.

O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), órgão ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou nesta quinta-feira um alerta máximo para Mato Grosso do Sul por conta da previsão de fortes chuvas para os próximos dias.

O alerta é válido para os municípios de Miranda, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Sonora, Cassilândia, Água Clara e Três Lagoas. Nesse locais, a chuva prevista poderá causar enchentes nos rios.

De acordo com estações meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nas últimas 24 horas a chuva acumula 12 milímetros em Rio Brilhante, 37 mm em Três Lagoas e 48 mm em Aquidauana.

Nessa situação, a possibilidade de alagamentos, enchentes e deslizamentos são constantes. Desde segunda-feira, Corumbá, na região oeste de Mato Grosso do Sul, sofre com a chuva, que já obrigou famílias a deixarem suas casas.

Pela previsão, a chuva continua nesta quinta-feira em todas as regiões do Estado, exceto no Sul. Para amanhã, as chuvas continuam concentradas em Mato Grosso do Sul. E no sábado, a quantidade mais significativa de chuva deve ser registrada na região centro-norte.

O fenômeno que causa o aumento das chuvas é chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul, que ocorre quando uma frente fria está estacionada na altura do litoral brasileiro e os ventos que saem da Amazônia transportam muita umidade para este sistema formando uma grande faixa de nuvens chamada de banda de nebulosidade.

Recomenda-se que a população residente em áreas de risco, como em encostas e regiões próximas a rios e córregos, sujeitas a deslizamento de terras e alagamentos, mantenham contato com a Defesa Civil.

Nos siga no Google Notícias