ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Alertas sobre suicídio vão de orientações para agentes de saúde a panfletagem

Julia Kaifanny | 08/09/2016 14:43
A panfletagem aconteceu na Avenida Julio de Castilho. (Foto: Simão Nogueira)
A panfletagem aconteceu na Avenida Julio de Castilho. (Foto: Simão Nogueira)

Profissionais da Unidade Básica de Saúde Doutor Nicolau Fragelli, em Campo Grande, se reuniram nesta quinta-feira (8) para fazer panfletagem e adesivagem na Avenida Júlio de Castilho. A ação faz parte da campanha “Setembro Amarelo”, que procura chamar atenção para os índices de tentativas de suicídio.

De acordo com a enfermeira do núcleo de prevenção a violências da Sesau (Secretária Municipal de Saúde Pública), Laura Maria Souza de Linhares, só no ano passado foram registradas aproximadamante 850 tentativas de suicídio, 48 concretizadas.

A campanha na unidade de saúde começou com capacitações para os funcionários, em especial aos agentes de saúde. Foram palestras e oficinas para orientar os agentes no reconhecimento de comportamentos de risco, abordagem e acolhimento das famílias.

“Os agentes são os primeiros a ter contato com as famílias e o papel deles é essencial, mas por muitas vezes eles não têm orientação de como abordar o assunto suicídio. Fazendo essa capacitação aumentamos as chances de levar esse paciente para tratamento” explica a psicologa Ellen Martins Salvador, que realiza as oficinas de forma voluntária.

Enfermeira da unidade, Francielle de Rezende Rocha diz acreditar que abordar o assunto é essencial e deve deixar de ser um tabu. “Desde que começamos a realizar as palestras, sentimos que os agentes estão mais seguros para falar sobre o assunto e com isso estamos tendo resultados positivos”. Segundo ela, a capacitação e as oficinas serão realizadas em outras unidades de saúde.

Cerca de 25 funcionários e alunos da Facsul (Faculdade Mato Grosso do Sul) estiveram na Avenida Júlio de Castilho e fizeram abordagens nas ruas falando sobre o Setembro Amarelo, além de entregar panfletos e adesivar carros. Sábado (10) é o Dia Mundial para Prevenção do Suicídio, mas as ações se estendem por todo o mês.

Nos siga no Google Notícias