ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Alunos de MS não têm sinal de gripe, diz Colégio Militar

Redação | 15/07/2009 09:10

Apesar de contato com alunos do Rio Grande do Sul que estiveram em Campo Grande participando de Jogos da Amizade no Colégio Militar, na Capital nenhuma estudante apresentou sintomas da doença, garante a direção.

Uma delegação de 140 alunos gaúchos foi colocada em quarentena ao desembarcar em Porto Alegre depois que quatro alunos apresentarem sintomas do vírus influenza H1N1, a gripe suína.

Segundo informação do sub-comandante do Colégio Militar, Coronel Luiz Alfredo Schettini, até o momento não houve contado de nenhum dos pais dos 120 participantes da escola, informado caso suspeito entre alunos do colégio.

Além dos estudantes gaúchos, o colégio recebeu alunos de Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Santa Maria (RS), para o IV Jogos da Amizade realizados anualmente.

De acordo com Schettini, durante o período que os estudantes permaneceram no Estado, ninguém apresentou qualquer sintoma da doença. "Antes de cada competição, os atletas passavam por exames clínicos. Mas estávamos preparados para isolamento caso alguém apresentasse algum sintoma", garante Schettini.

Os estudantes gaúchos saíram de Porto Alegre no dia 3 de julho, dormiram no quartel do Exército de Cascavel (PR) e chegaram a Capital sul-mato-grossense na tarde do dia 4 deste mês.

No retorno, eles passaram por Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Foz do Iguaçu (PR). Neste período, a temperatura oscilou de 30 a 32 graus em Campo Grande para 5 graus na cidade paranaense.

"Em Foz do Iguaçu, quatro alunos começaram a apresentar os sintomas de gripe comum, com coriza e tosse, mas sem febre", explicou o comando do colégio no Rio Grande do Sul.

Um quinto aluno apresentou sintomas de pneumonia. Eles foram examinados no Hospital Conceição, em Porto Alegre. Quatro alunos teriam contraído a gripe suína.

Os alunos tiveram amostras coletadas para um exame a fim de detectar a presença ou não do vírus H1N1. Nenhum deles permaneceu internado, enquanto as amostras são analisadas em São Paulo. Em decorrência da suspeita, o Colégio Militar de Porto Alegre antecipou o início das férias.

Os jogos

Nos siga no Google Notícias