ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Alunos precisam tirar dúvidas frequentes para que nada dê errado no Enem

Alan Diógenes | 23/10/2015 15:09
Em todo o Estado, 150 mil alunos irão fazer o Enem. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Em todo o Estado, 150 mil alunos irão fazer o Enem. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

As vésperas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é comum os estudantes ficarem ansiosos e temendo que algo dê errado para conseguir a tal sonhada vaga no curso desejado em uma faculdade. Por isso você pode contar com uma série de instruções que o portal Campo Grande News trouxe para te ajudar neste final de semana, sábado (24) e domingo (25), dias das provas.

Se por algum motivo você perdeu sua ficha de inscrição ou esqueceu o local da sua prova pode clicar aqui e depois entrar no ícone página do participante.

Os documentos necessários para o dia das provas são obrigatórios: documento de cédula de identidade (RG); Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; passaporte (caso tenha se for estrangeiro); Carteira Nacional de Habilitação com fotografia (se tiver).Não são permitidas cópias somente documentos de identificação originais (com foto) são aceitos.

Caso tenha os documentos roubados ou perdidos deve apresentar boletim de ocorrência expedido, no máximo, 90 dias anteriores à realização da primeira prova. Você será encaminhado à identificação especial, que compreende a coleta de dados e da assinatura do participante em formulário próprio e, assim, poderá realizar as provas.

É necessário ler e conferir os dados registrados nos cartões-resposta, na folha de redação, na lista de presença e nos demais documentos do exame. O participante também deve marcar no cartão-resposta a cor do caderno de questões e transcrever a frase apresentada na capa do caderno de questões. São itens de segurança do exame. Se seus dados não estiverem corretos, você deve notificar o chefe de sala.

O participante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Não é permitido usar calculadora, lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie, receptores ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. 

Não é permitido utilizar óculos escuros, relógios, nem artigos de chapelaria como: boné, chapéu, viseira, gorro e similares. Antes do exame, seu celular (desligado) ou qualquer outro objeto será colocado em embalagem porta-objetos, que será lacrada e mantida embaixo da carteira do participante até o final das provas.

Você terá quatro horas e trinta minutos para responder às questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia de provas serão cinco horas e trinta minutos, uma hora a mais que no primeiro dia para responder às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e elaborar uma redação. No segundo dia, também é feita a prova de língua estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição no Enem.

A saída definitiva dos locais de provas está autorizada após duas horas do início do exame. O participante tem que esperar até 30 minutos antes do término da prova para levar o caderno de questões para casa.

O horário é talvez o mais imporante, você não pode se atrasar porque os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília), sendo proibida a entrada do participante após o fechamento dos portões.

A aplicação das provas terá início às 13h30 (horário oficial de Brasília), em todos os estados brasileiros. A partir das 13h os participantes deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o início da aplicação, que será às 13h30, após procedimento de segurança, sob pena de eliminação do exame.

 

 

 

Nos siga no Google Notícias